As secretarias de Planejamento e de Turismo de São João da Barra convocam representantes de blocos e manifestações carnavalescas para uma reunião, que acontecerá nesta quinta, às 15h, no auditório municipal, anexo ao prédio da Prefeitura. No ano passado, um impasse chegou a ser formado e houve ameaça de não acontecer o tradicional desfile de Carnaval por parte de uma das escolas de samba.
De acordo com a Prefeitura de São João da Barra, o objetivo da reunião é discutir a reorganização dos desfiles no Carnaval 2018. A convocação foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de dezembro de 2017.
No início de dezembro de 2017, a Prefeitura de São João da Barra chegou a publicar, no Diário Oficial, os termos de fomento com verbas destinadas para o Clube Recreativo Carnavalesco Cultural “Congos” e para o Clube Cultural, Social e Carnavalesco “O Chinês”. Cada agremiação receberá R$ 234 mil para entrar na avenida no carnaval 2018.
O valor a ser repassado às escolas de samba havia sido aprovado pela Câmara de São João da Barra no dia 25 de outubro 2017, três meses após o clube “O Chinês” ameaçar não desfilar neste ano. Os projetos foram de autoria dos vereadores Aluizio Siqueira (PP), Sônia Pereira (PT), Carlos Alberto Alves Maia (PTN), Alex Firme (PP), Ronaldo Gomes (Pros) e Gerson Crispim (SD), e autorizaram o Executivo a formalizar termo de colaboração ou de fomento com as escolas.
Na folia do ano passado, como nos anteriores, as subvenções para as escolas de samba eram aprovadas dias antes da festa, fato que causava muitas reclamações entre os dirigentes das agremiações. Em julho último, a agremiação O Chinês anunciou que só iria para a avenida se houvesse mudança na forma de repasse e deu prazo máximo até o último dia de outubro. O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1. (A.N.) (M.S.)