Estado anuncia que vai fracionar vacina
18/01/2018 22:09 - Atualizado em 19/01/2018 13:57
Vacinação contra febre amarela
Vacinação contra febre amarela / Paulo Pinheiro
Com 13 casos de febre amarela confirmados, sendo cinco óbitos e um caso registrado em macaco, em Niterói, o Estado do Rio vai realizar no próximo dia 27 o Dia D de vacinação contra a doença, nos 92 municípios. Em Campos, serão 12 polos pela cidade, no horário de 9h às 15h. Nos demais dias, a vacina pode ser tomada das 8h às 16h nos mesmos pontos. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira que, em alinhamento com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e com o objetivo de construir uma estratégia conjunta de enfrentamento da febre amarela, dará início, no próximo dia 25 de janeiro, à utilização das doses fracionadas de vacina contra a doença. Na planície, no entanto, a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados.
Segundo nota da Secretaria de Estado de Saúde, deverão tomar a dose fracionada, pessoas maiores de 2 anos até 59 anos não vacinadas; mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças maiores de 6 meses; pessoas com mais de 60 não vacinadas, após avaliação de serviço de saúde.
Continuarão tomando a dose plena, crianças de 9 meses a 2 anos; pessoas com condições clínicas especiais, conforme definição do Ministério da Saúde; gestantes e viajante internacional, com comprovante. Para os doadores de sangue a doação deve ser feita antes da vacinação.
Os polos de vacinação em Campos são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; Penha; Farol Lagamar; Morro do Coco; Tocos e UPHs de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José. Devido o estado do Rio de Janeiro ter confirmado quatro casos de febre amarela, nos primeiros dias do ano, sendo três óbitos, o Ministério da Saúde considerou o Estado como Área com Recomendação de Vacinação (ACRV). (D.A) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS