Moradores reclamam de acúmulo do lixo
Jéssica Felipe 18/01/2018 21:51 - Atualizado em 22/01/2018 13:33
Lugares distintos, mas com o mesmo problema. Em Campos, o acúmulo de lixo se tornou um cenário constante em diversos pontos da cidade. Moradores de bairros afetados como o Centro, Pecuária e Santa Helena em Guarus, afirmam que o problema começou desde que o contrato com a empresa Vital Engenharia foi readequado. Desde então não há regularidade na coleta de lixo comum e muitos não sabem o que fazer com os entulhos de obras. Em entrevista à Folha da Manhã, o prefeito Rafael Diniz disse ter reduzido o contrato com a Vital, para “adequar a questão a uma nova realidade financeira”. Além disso, para ele a problemática não envolve só o poder público, mas também a colaboração da população.
Na rua Baltazar Carneiro, no Centro, depois da retirada de entulhos que aguardavam a coleta há mais de cinco meses, segundo moradores, nessa quinta-feira, galhos foram colocados irregularmente no local. Na Pecuária, na avenida São Fidélis, lixo e vegetação tomam conta da praça, próximo a um posto de saúde. Mas é o Parque Santa Helena que chama mais atenção. Parte da rua General Estilac Leal está tomada por lixo, entulho e até restos de animais mortos.
Moradores, que não quiseram se identificar, relataram que o problema vem crescendo. “A última limpeza foi na virada do ano. Até está tendo coleta, o problema é que eles não tiram os entulhos e os moradores também não colaboram. O pior é quando chove”, disse uma das moradoras.
O Engenheiro ambiental e sanitarista, Jamilson Júnior, faz um alerta. “O principal problema no acúmulo de lixo em locais abertos é a dengue. Fora isso, sabemos que esses resíduos atraem ratos, baratas, entre outros, o que gera impacto ao solo e a população. Com a chuva esses materiais se espalham”, disse.
Como orientação, Jamilson reforça que em situações emergenciais, a população deve evitar ao máximo jogar lixo sem sacolas e em locais baixos. Para o lixo orgânico, o engenheiro aconselha o reaproveitamento em hortas e plantações.
Em nota, a superintendência de Limpeza Pública explica “que a coleta de lixo vem sendo feita regularmente tanto na margem direita, como na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. É necessário que, nos dias indicados, o lixo seja instalado em frente às residências, devidamente ensacados. Às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é feita na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Às terças, quintas e sábados, na margem esquerda. De segunda a sábado, no Centro, Pelinca e centros comerciais. Sobre a Rua Estilac Leal, a superintendência informa que é considerado um ponto crítico de descarte irregular. Neste local, a retirada de entulho é feita, periodicamente, a cada 15 dias, em média.
O órgão reforça, ainda, que a destinação adequada para os entulhos gerados pela população são os Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve). Em casos de flagrante no descarte inadequado de resíduos, a população deve entrar em contato com a Superintendência de Limpeza Pública, através do telefone (22) 98175-1882, que irá ao local para tomar as providências necessárias, seja através de orientação ou multa, caso haja reincidência. A secretaria de Desenvolvimento Ambiental vem realizando, também, um trabalho de orientação junto à população para o descarte adequado dos entulhos gerados. Quem for flagrado descartando irregularmente lixo e entulho nas ruas fica sujeito a penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos". 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS