Jane Ribeiro e Matheus Berriel
11/01/2018 08:55 - Atualizado em 15/01/2018 00:05
Um carro invadiu o shopping Pelinca Square Center na madrugada desta quinta-feira (11), na Pelinca, em Campos. O acidente aconteceu às 4h36, conforme registro de uma câmera de segurança. O veículo, modelo Suzuki Vitara, de placa ARK 4538, destruiu a porta de grade do corredor e invadiu o shopping, batendo em uma pilastra ao lado da escada rolante. Após a colisão, o motorista Augusto César Ferreira de Barros, de 32 anos, deu ré no carro, passando por cima de objetos destruídos, e fugiu, quebrando ainda a corrente de proteção das vagas externas. Porém, foi perseguido e alcançado por uma guarnição da Polícia Militar (PM).
De acordo com a PM, durante patrulhamento, por volta das 4h35, o motorista foi flagrado saindo do interior do shopping. A abordagem, segundo informações extra-oficiais, aconteceu enquanto ele estava a caminho do prédio Máximus, de alto padrão, na rua Voluntários da Pátria, a poucos metros do shopping.
Veículo invadiu shopping da Pelinca
Veículo invadiu shopping da Pelinca
Veículo invadiu shopping da Pelinca
Veículo invadiu shopping da Pelinca
Carro invadiu shopping na Pelinca
Carro invadiu shopping na Pelinca
Carro invadiu shopping na Pelinca
Ainda segundo a PM, Augusto explicou que estava apenas jogando cartas com amigos e, no caminho de volta, acabou dormindo ao volante no momento em que invadiu o shopping. O motorista relatou não ter ingerido bebidas alcoólicas, o que foi confirmado após exame clínico no Instituto Médico Legal (IML) de Campos. Augusto concedeu depoimento na 134ª Delegacia de Polícia, no Centro, e foi liberado. O caso foi registrado como fato atípico, não sendo considerado crime, pois não há pena prevista no Código Penal.
Mesmo de férias, o delegado titular da 134ª DP, Geraldo Rangel, atendeu à reportagem da Folha 1 e comentou sobre o caso. "Não estou em Campos, mas, pelo que entendi, não machucou ninguém, a embriaguez deu negativa, então, não há crime. A questão material vai ser discutida na área cível", explicou o delegado.
Pela manhã, uma equipe da manutenção do Pelinca Square Center recolheu os destroços e realizou a limpeza do local. À Folha, já na parte da tarde, o administrador do shopping, Vilson Correia, comentou o prejuízo: "Até agora, não dá para calcular o valor. Foram as duas portas principais da entrada, da rua Voluntários da Pátria, que foram totalmente danificadas; uma pilastra com revestimento de lajota e acabamento de gesso, que também foi ao chão; uma lixeira; um indicador de marcador; uma jardineira; uma placa de indicação. Ainda não temos como calcular o orçamento do pedreiro, pintor, essas coisas. Calculo um prejuízo de R$ 6 a 8 mil", disse.
Vilson informou já ter conversado com o motorista envolvido no acidente e se tranquilizou por não ter ocorrido morte ou ferimento grave. "Já conversamos, ele esteve aqui, o seguro do carro dele vai pagar tudo. Me pediu desculpa pelo dano causado. Até agora, não há nenhum problema com ele. De madrugada, é um susto muito grande que a gente leva ao receber uma ligação, às cinco horas da manhã, falando sobre o acontecimento. As imagens mostram a violência que foi. Não teve nada mais grave em relação à vida humana, nem da parte do motorista, nem do vigilante que estava no local. A gente fica mais tranquilo com isso. Foram danos materiais, isso a gente conserta", completou.