O primeiro encontro do ano de secretários municipais de Agricultura do Norte Fluminense será realizado na próxima terça-feira (16). A implantação do Polo Agroalimentar de Campos, no espaço onde funcionou no município a unidade local da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), será o assunto de destaque, a partir das 10h, nas instalações da antiga Ceasa, em Guarus. A intenção é recuperar o espaço que atenderá a região.
— O encontro será importante para aprofundarmos os detalhes da implantação do Polo Agroalimentar, que representará a largada para o desenvolvimento econômico não só de Campos, mas também dos nossos vizinhos. Temos que trabalhar integrados — afirmou o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso.
O encontro, organizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Norte Fluminense, do qual Nildo é presidente, será aberto com um café da manhã com produtos da região. Depois, o superintendente dará início aos trabalhos. O evento terá a presença de um representante do Ministério da Agricultura, o superintendente Federal de Agricultura no estado, José Essiomar Gomes. Confirmou presença também a superintendente estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Janine Martins.
Irão falar ainda especialistas em gestão de centrais de abastecimento. Segundo Nildo, a proposta é fazer o polo concentrar a comercialização e distribuição de gêneros alimentícios diversos em um raio de 200 quilômetros, chegando a municípios da Região dos Lagos, Região Serrana e partes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. “Precisamos fortalecer a agricultura regional. Produtores de Campos e dos municípios da região terão espaços no polo e venderão seus gêneros a fregueses de diversas regiões”, disse. (A.N.)