Boneco 100 Sossego abre Carnaval de rua
Jhonattan Reis 29/01/2018 18:18 - Atualizado em 01/02/2018 18:55
Um boneco de mais de três metros de altura, centenas de foliões, descontração e alegria estarão juntos em ruas e avenida de Campos, nesta terça-feira (30), com o Boneco 100 Sossego, que abre a programação dos blocos de Carnaval de rua na cidade. Os foliões se concentram às 17h, na praça do Sossego, no Parque Tamandaré. A saída da praça para percorrer vias da cidade está marcada para as 21h. O evento, que tem apoio da Folha da Manhã, visa resgatar a autenticidade dos carnavais que reuniam amigos e famílias em celebração fraternal, com músicas e marchinhas de qualidade. Esta será a segunda vez que o boneco festeja o período carnavalesco em ruas de Campos.
Folia começa com Boneco 100 Sossego
Folia começa com Boneco 100 Sossego / Supcom
O Boneco 100 Sossego foi criado no final do ano de 2016 pelo representante comercial Eduardo Gonçalves Maciel, mais conhecido como Edu, que organiza o bloco. Ele já tinha a pretensão de contribuir para o resgate do Carnaval de rua, e daí surgiu a ideia. Assim como em 2017, ano de estreia do boneco, as expectativas para colocar o bloco nas ruas são ótimas, conta Edu, que explicou, também, sobre como será a festa.
— O bloco consiste em festejar pelas ruas da cidade, com a presença do nosso grande Boneco 100 Sossego e com marchinhas de Carnaval, tocadas exclusivamente pela banda 100 Sossego, formada por vários músicos. Depois da concentração, a gente vai seguir andando e festejando pela rua Formosa (Tenente Coronel Cardoso), entrando na rua Conselheiro José Fernandes, pegando a avenida Pelinca e seguindo até o final dela, entrando na Formosa para voltar para a praça. Esse trajeto, que será acompanhado pela Guarda Civil Municipal, deve durar cerca de duas horas. O nosso encerramento está previsto para 0h — disse, lembrando que a praça do Sossego está localizada no cruzamento da Formosa com a rua Álvaro Tâmega.
De acordo com Eduardo, estão sendo comercializados camisas e canecos, que são vendidos por R$ 40 e podem ser adquiridos diretamente com ele — pelo número (22) 99818-5530 — ou no Bar do Miguel (situado na rua Álvaro Tâmega, 7, no Centro).
Edu comentou sobre a importância de resgatar o Carnaval de rua.
— É algo muito relevante para todo o Brasil. Inclusive, este crescimento tem acontecido em várias partes do país, a exemplo de São Paulo e Belo Horizonte. Até no Rio de Janeiro, onde já é tradição, tem aumentado o número de blocos de rua. Acredito que esteja acontecendo mais uma renovação do Carnaval no país. Assim como em todo o Brasil, acredito que a tendência é que em Campos essa questão continue a crescer.
Organizar um bloco é algo que dá trabalho, mas é gratificante, comenta Edu.
— Estou resolvendo várias coisas para o bloco sair desde setembro de 2017. Mas tudo vale a pena. Quando a gente vê a festa nas ruas, a gente percebe que Carnaval é uma época muito feliz e importante.
Solidariedade — Segundo lembrou Edu, haverá nesta terça-feira, na praça, representantes do Asilo Monsenhor Severino, que estarão recebendo doações. “Os foliões poderão doar produtos de higiene e limpeza, leite e alimentos não perecíveis. O que cada um puder levar, já ajuda”, comentou.
Programação — Após a abertura com o Boneco 100 Sossego hoje, a folia com os blocos de rua continua em Campos no dia 1º de fevereiro, com três blocos também no Parque Tamandaré. São eles: Abre Aspas, na rua Tenente Coronel Cardoso; Minhoca em Ti Enterra, também na Tenente Coronel Cardoso; e Bloco Boi Papo Quente, na rua Almirante Wandelkol.
O segundo dia de fevereiro será marcado no Parque Rosário pelo bloco Grito de Carnaval do Morrinho. No dia 3, blocos Batalha de Confetes, no Centro, e Amigos do Nono + Boneco Doido, em Ururaí.
A programação dos blocos continua no dia 7. Nesse dia, o Boi Real sairá no bairro Fundão, em Guarus; a tradicional Banda Carmem Miranda faz a festa no Parque Jardim Carioca; e o bloco Esquenta Mas Não Ferve anima o Turfe Clube.
No dia seguinte, são três atrações: Bloco da Penha, no Parque Penha; Boneco Rimen, no Turfe Clube; e Boi Chifrudo, no Parque Aurora. O Boi do Canto, no Parque Nova Brasília, e o Boi Capeta, no Centro, continuam com a festa no dia 9. Entre os dias 10 e 13, Tocos Folia agita o distrito de Tócos, na Baixada.
O bloco Every Bode, que traz rock’n’roll para os dias de folia, encerra o calendário dos blocos no dia 16 de fevereiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS