São João da Barra é uma cidade conhecida pelo carnaval e suas escolas de samba, que atravessam gerações destacando a riqueza cultural do município. Visando preservar essa tradição de amor ao samba, o Centro Cultural Narcisa Amália está oferecendo aulas gratuitas do ritmo.
O projeto “A essência do samba”, conta com a passista Israely Gomes da Silva como professora e acontece de segunda a quinta-feira, às 17h, no local. As aulas são gratuitas para meninas a partir de 10 anos e mulheres até 60 anos. Não é preciso fazer inscrição prévia, apenas comparecer no horário das aulas, usando tênis ou sapatilha.
O gerente de Cultura e responsável pelo Centro Cultural Narcisa Amália, Alcimar Melo, destaca que uma das finalidades do espaço é oferecer atividades que despertem a comunidade para as tradições sanjoanenses. “Este é um espaço público e a prioridade do governo municipal é integrar a comunidade a este local, que faz parte da história da cidade, por meio de atividades culturais e oficinas”, explicou.
O projeto, que teve início no dia 10 de janeiro e segue até 08 de fevereiro, surgiu do amor de uma sanjoanense pelo ritmo, que a levou para o Rio de Janeiro para se aperfeiçoar nas quadras de grandes escolas, como Salgueiro e Beija-Flor, onde fez parte dos projetos desenvolvidos nessas agremiações.
“Estou morando no Rio de Janeiro, mas voltei para as férias e, como amo samba e a minha cidade, achei importante dividir esse conhecimento com as pessoas da minha terra”, contou Israely.
Para Maria Adriana, mãe de uma das alunas, o projeto é um incentivo às tradições carnavalescas da cidade. “Com isso despertamos nas crianças esse amor pelas nossas escolas de samba e nossa tradição se mantém viva”, destacou.
O Centro Cultural Narcisa Amália, fica na localizado na rua Barão de Barcelos, 88, no centro de São João da Barra. (A.N.)