Direitos Humanos: Rosinha rede social para sensibilizar
12/12/2017 14:41 - Atualizado em 14/12/2017 18:14
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Direitos Humanos (I)
Ex-governadora e ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR) usou o Facebook domingo, Dia Internacional dos Direitos Humanos, para, mais uma vez, questionar a prisão de seu marido, Anthony Garotinho (PR). Ele foi preso na operação Caixa d’água em 22 de novembro, na mesma ação que prendeu ela própria e outros seis réus. Garotinho é acusado pelo Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal de ser o comandante de um esquema para cobranças de propinas na Prefeitura de Campos durante a gestão de Rosinha.
Direitos Humanos (II)
Em defesa do marido, ela disse que Garotinho está sendo vítima de injustiça e que não há nenhuma prova contra ele. E disse, ao conclamar os Direitos Humanos: “Estamos sendo amordaçados, sufocados”. Para quem sempre se projetou através da mídia, deve estar sendo uma punição e tanto mesmo. Ainda dentro da operação Caixa d’água, o grupo sofreu mais uma derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ainda preso, o ex-secretário de Controle de Campos, Suledil Bernardinho, teve habeas corpus negado no TRE e agora terá que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Polícia pré-eleitoral
Para quem ainda acha que os tempos são os mesmos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão plenária de ontem, o Ato Conjunto nº 14/2017, que trata do exercício do poder de polícia dos juízes eleitorais em relação à fiscalização da propaganda no período pré-eleitoral. De acordo com o documento, as denúncias e notícias de irregularidades recebidas pelo Tribunal serão prontamente encaminhadas ao Juízo Eleitoral competente, para as providências cabíveis. O Ato destaca, ainda, que compete ao juiz eleitoral, no exercício do poder de polícia, “adotar as providências estritamente necessárias à inibição das práticas ilegais, bem como fazê-las cessar, inclusive mediante a suspensão cautelar”.
Dados reais
O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ) 2017, divulgado ontem, mostra que jovens negras têm 2,19 vezes mais risco de ser assassinadas no Brasil do que jovens brancas. O índice faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela secretaria Nacional de Juventude, Unesco no Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e evidencia o quão é importante e necessário o debate sobre o tema. Quando a análise inclui homens e mulheres, na mesma faixa etária de 15 a 29 anos levada em conta para o cálculo do IVJ, jovens negros têm 2,71 mais chances de serem assassinados do que jovens brancos no país. E há quem diga que no Brasil, mesmo sendo um país miscigenado, não existe preconceito racial.
Interior em evidência
O IVJ aponta, ainda, que Cabo Frio, na Região dos Lagos, é o 9º município, dentre 21 analisados, a apresentar vulnerabilidade entre jovens, considerada “muito alta”. Os campeões são Cabo de Santo Agostinho (PE), Altamira (PA), São José do Ribamar (MA), Eunápolis (BA) e Marituba (PA). O município de Angra dos Rei aparece em 6ª posição. O Índice de Vulnerabilidade levou em consideração as seguintes variáveis: mortalidade por homicídios e por acidentes de trânsito, frequência à escola, escolaridade e inserção no mercado de trabalho.
Contra a intolerância
A secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) realizou na tarde de ontem uma capacitação sobre “Diversidade de Gênero e Sexualidade — Reflexões sobre as Políticas Públicas e o Público das Políticas”. A palestra foi ministrada pelo professor de história e mestre em sociologia Rafael França e o assistente social e mestre em políticas sociais Paulo Júnior. A tarde de aprendizagem aconteceu no Centro Administrativo José Alves de Azevedo. A secretária Sana Gimenes participou da capacitação e destacou: “Vivemos tempos sombrios de intolerância e autoritarismo”.
Atenção
Diante dos transtornos ocasionados pelas chuvas, a Prefeitura de Campos segue com o Grupo de Emergência em Alagamentos, criado pelo prefeito Rafael Diniz, atuando em alguns pontos críticos da cidade. No fim de semana, a equipe atuou em dois principais locais de vulnerabilidade. A coordenadoria municipal da Defesa Civil, junto à Empresa Municipal de Habilitação (Emhab), voltou as atenções para a rua Rocha Leão, altura do Posto Ilha, e o bairro de Custodópolis, no campo do Grêmio. Segundo a Defesa Civil, foram 42,8mm de chuva no final de semana. Para esta semana, a previsão é de quatro a 10 milímetros.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS