Ponto Final: "Chateada" e com tornozeleira, Rosinha não vai à feira
03/12/2017 10:51 - Atualizado em 06/12/2017 16:09
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
“Chateada”
A deputada federal licenciada e atual secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura da Rio, Clarissa Garotinho, tirou o sábado para ajudar a mãe, a ex-governadora Rosinha Garotinho, que deixou na última semana a cadeia, em Benfica. Clarissa, uma tia e duas amigas da mãe foram expor e vender, na Casa de Espanha, no Humaitá, as peças produzidas por Rosinha ao longo dos últimos meses. Segundo a filha Clarissa, em entrevista à coluna Beira Mar, da revista Veja, a mãe, agora com tornozeleira eletrônica, está “chateada” e por isso não foi à exposição.
No Rio
Presa no último dia 22, junto com o marido, o também ex-governador Anthony Garotinho, Rosinha foi liberada pela Justiça para ficar no Rio de Janeiro, onde mora e trabalha, segundo justificativa da defesa acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Rosinha ficou presa por oito dias, mas obteve liminar favorável no TRE, na última quarta-feira. Por decisão da Justiça, ela cumpre medidas restritivas como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno e aos finais de semana. Inicialmente, as medidas seriam cumpridas em Campos, mas o TRE determinou que ela ficasse no Rio.
Força no estado
O prefeito de Campos Rafael Diniz usou rede social para falar sobre o Congresso Estadual do PPS, realizado na Uerj, no Rio, que reuniu mais de 400 pessoas de 54 municípios fluminenses. Rafael falou da honra de ter sido eleito o vice-presidente estadual do partido. “Este é mais um grande desafio no PPS, que despontou e tem crescido muito. Um partido que elegeu, no último ano, sete prefeitos. Tenho orgulho de poder participar deste momento”, disse. O deputado Comte Bittencourt se mantém a liderança maior do PPS no Estado. O próximo passo será a preparação para a eleição do ano que vem. Presidente nacional da legenda, Roberto Freire, também esteve presente.
Em crescimento
O PPS obteve um desempenho expressivo nas últimas eleições: elegeu 52 vereadores e passou a ocupar a quarta posição no ranking estadual de prefeituras conquistadas, com sete representates no comando de executivos municipais - Campos, Mangaratiba, São Gonçalo, Magé, Rio das Flores, Vassouras e Cordeiro. A proposta agora é fortalecer ainda mais o partido de olho em 2018.
PSDB elege
Também ontem, o diretório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) escolheu seu novo presidente em Campos. Lesley Beethoven e os novos dirigentes municipais foram eleitos por 94 votos a 81 durante evento na Câmara de Vereadores de Campos. Apenas um voto foi em branco. A eleição contou com duas chapas. A “100% PSDB” foi encabeçada pelo técnico da área de petróleo, Beethoveen. A outra, a “PSDB Sempre”, foi liderada pelo membro do Instituto Theotônio Vilela, Alexandre Buchaul. O impasse na direção do PSDB seguia desde abril deste ano.
Desespero
A situação dos servidores estaduais do Rio está cada dia mais difícil e até a esperança de receber os salários atrasados ainda este ano começa a se desfazer. A liberação de um empréstimo para o pagamento do 13º de 2016, os salários de setembro, outubro e as pendências do Regime Adicional de Serviço (RAS) a servidores do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) continua esbarrando na burocracia ao ponto de nem mesmo mais o governo a definir uma data, após ter anunciado que o crédito sairia no último dia 27.
Burocracia
A burocracia estria sendo imposta pelo Tesouro Nacional, que precisa dar aval à liberação do empréstimo de R$ 22,9 bilhões com um banco europeu, usando na negociação a Cedae. A O jornal O Dia questionou o órgão sobre a demora. Em nota, afirmou que “o Rio ainda não protocolou oficialmente o pedido junto ao Tesouro”. A informação foi confirmada pelo governador Luiz Fernando Pezão, que depois de duas idas a Brasília, disse que “as negociações estão avançadas”. “Estamos fechando a minuta final com as exigências deles”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS