Saúde da Mulher com quase 30 mil atendimentos em 2017
27/12/2017 21:14 - Atualizado em 28/12/2017 14:36
Implantado em 2005, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde, e o Ministério da Saúde, retomou as ações paralisadas na gestão passada, contabilizando aproximadamente 30 mil atendimentos em 2017. A meta é acompanhar a saúde da mulher em suas diferentes fases biológicas.
— Humanizamos os serviços de saúde, através do atendimento com qualidade e profissionalismo, resgatando a dignidade e o respeito da população — declarou a coordenadora do Paism, Márcia Abreu de Souza, referindo-se aos serviços de assistência ao planejamento familiar; pré-natal; gestação; parto e puerpério; prevenção, diagnóstico precoce e tratamento às doenças ginecológicas de maior prevalência, como câncer do colo de útero e de mama, e procedimentos cirúrgicos.
– Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; programa de nutrição; atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica; serviços odontológicos; palestras nas escolas e nos ESFs, sobre planejamento familiar e amamentação e capacitação de enfermeiros também estão incluídos no Paism — ressaltou o coordenador do Paism, Leonardo Sá, informando que em 2018 haverá a implantação da cartilha do climatério, e o Teste Imunológico de Gravidez (TIG) nos ESFs, além do pré-natal do homem junto com o da mulher, visando incentivar o cuidado com a saúde masculina. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS