Como forma de dar continuidade ao planejamento do Verão 2018 de São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeita Francimara Barbosa Lemos se reuniu na manhã desta quarta-feira com autoridades policiais. Um representante da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a maioria dos secretários municipais também participaram do encontro, que aconteceu na sala de reuniões da prefeitura.
Durante a reunião, a segunda tendo como tema a próxima alta temporada, foi apresentado o detalhamento relativo aos shows, contendo dias, horários e locais dos palcos, juntamente com os esquemas de interdições de vias públicas e atuação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das forças policiais.
Para a chefe do Executivo municipal, mesmo com atrações regionais, “quem gosta de visitar SFI, vem independente de shows, que terminarão à meia-noite, exceto os luaus”. Francimara destacou que será um verão voltado para toda a família.
O diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), coronel Eduardo Dias, pontuou sobre a importância da inserção das instituições de segurança dentro do planejamento. Segundo ele, um funcionário da concessionária de energia elétrica Enel (antiga Ampla) também foi convidado para participar, mas não pode devido a compromissos de agenda. “Mesmo não comparecendo, o representante da empresa avisou que está à disposição para receber demandas”, disse.
O servidor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos Anderson Raimundo apresentou os locais onde os eventos promovidos pela municipalidade ocorrerão. Ele contou que as decisões sucederam a partir do pensamento de disponibilizar um lugar adequado para o posicionamento dos ambulantes e fluxo tranquilo de veículos.
Quanto à área de segurança, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), tenente-coronel Fabiano Santos, que estava acompanhado do comandante da 3ª Companhia da PM em SFI, tenente Luciano Gomes Tavares Monteiro, informou que após o recebimento da grade de programação será feita a realocação dos policiais militares. Uma parceria com a prefeitura possibilitará o transporte e alimentações dos agentes.
Estão previstas ainda para acontecer operações no Parque Prazeres, em Guarus, Campos, na altura do início da RJ-196, onde também devem acontecer ações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). A rodovia liga o município campista à Praia de Gargaú. (A.N.)