Vereadores se reúnem com Enel
05/12/2017 20:10 - Atualizado em 06/12/2017 16:05
Sessão da Câmara de SJB
Sessão da Câmara de SJB / Ascom SJB
Os vereadores de São João da Barra se reuniram nesta terça-feira com representantes da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no município, para expor as demandas recebidas da população sobre o serviço no município. Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PP), a reunião foi solicitada pelo Legislativo com o objetivo de saber os motivos que têm ocasionado à baixa tensão de energia elétrica no município e as providências que serão tomadas. Ainda nesta terça, os parlamentares discutiram a questão do transporte público durante sessão.
— Essa reunião foi muito produtiva, pois pudemos passar situações pontuais que a população tem cobrado, como por exemplo: postes que estão no meio de ruas e que precisam ser deslocados, postes de madeira que precisam ser trocados, picos de energia e variação de tensão que têm ocorrido principalmente nas praias de Grussaí e Açu. Além disso, ouvimos os esclarecimentos da empresa em relação aos investimentos realizados — destacou Aluizio.
Representando a Enel, estiveram presentes: o especialista em Engenharia e Obras, Alessandro Bastos Machado; o executivo de clientes de governo, Rodrigo Rangel; a especialista em relações institucionais, Eveline Thomaz e o especialista em engenharia elétrica e manutenção, André Diniz.
Eles informaram que a empresa investiu R$ 24,5 milhões em 2017, na região de São João da Barra e arredores, visando à melhora da qualidade do serviço. Entre os novos investimentos está o Projeto Telecontrole, que consiste na automação da rede de média tensão, com equipamentos telecomandados a um sistema de gestão remota. Ele permite que a distribuidora identifique e isole, mais agilmente e à distância, falhas na rede. Em casos de interrupção, é possível reduzir o número de clientes afetados. Além disso, a Enel possui três centros-satélites funcionando parcialmente (um na sede e dois no Açu), que permitem diminuir a quantidade de clientes afetados em certas situações de interrupção do serviço. Outra ação adotada é a inspeção termográfica com helicóptero em 169 quilômetros da rede elétrica, que identifica e corrige possíveis equipamentos sobrecarregados.
Atendimento – A empresa também informou os seus canais de atendimento aos clientes atendidos em baixa tensão. Destaque para o serviço de SMS gratuito para comunicar falta de energia. O cliente deve enviar um SMS para o número 27389 e escrevendo Faltadeluz + tecla espaço + número do cliente (sem dígito). Já os clientes de média/alta tensão podem entrar em contato pelo 0800 28 02 375.
Transporte público também foi debatido
O problema do transporte público municipal em São João da Barra foi debatido na sessão na Câmara de Vereadores. Por meio de requerimento, o presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP), solicitou à secretaria de Transportes que forneça ao Legislativo informações sobre a regulamentação da lei nº 372/2015 (transporte alternativo municipal de passageiros em veículos utilitários). O vereador também quer saber quais providências já foram tomadas e se existe alguma previsão do início do cadastramento dos veículos. O município encontra-se sem o transporte público municipal, o que tem gerado transtorno à população.
Segundo Aluizio, já existe uma lei (aprovada no dia 10 de julho de 2015) para que o município conte com transporte alternativo. “Só que se passaram dois anos e ela ainda não foi regulamentada. A Câmara fez a parte dela e esperamos que se tenha uma solução”, observou.
O vereador Gerson Crispim (SD) fez coro: “Muito tempo já foi dado para a secretaria resolver esse problema. Imagine quando começar o verão...”, lembrou. Outro que comentou foi o vereador Franquis Arêas (PR). “A população vem sofrendo e a cobrança em cima de nós é grande e com razão. Precisamos saber se já tem alguma empresa em vista para trabalhar”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS