Jéssica Felipe
29/12/2017 21:57 - Atualizado em 02/01/2018 13:51
As praias de Farol de São Tomé, em Campos, estão próprias para banho, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) neste mês. De acordo com o órgão, esses documentos informam as condições vigentes das praias para efeito de banho, orientando a população no uso diário das mesmas.
Além de Campos, o Inea também avaliou outros municípios da região. Para São João da Barra, apenas a região próxima ao Espaço da Ciência, em Atafona, não está recomendada para banho. Em Macaé, três praias aparecem como impróprias, que são: Campista, especificamente em frente à avenida Atlântica; praia do Forte, na rua Augusto de Carvalho e Barra, situada à avenida Luiz Lírio. Em Búzios, um trecho da praia Rasa, que fica na reta da avenida José Bento Ribeiro Dantas, também foi apontada como imprópria. Para Cabo Frio, apenas a Siqueira, praia que se localiza na avenida José Bento Ribeiro Dantas, não está apta para banhistas.
Segundo o Inea, atualmente, são monitoradas 201 praias com 290 estações de amostragem, abrangendo um total de 22 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Na opinião do ambientalista Aristides Soffiati, o estudo deveria ser executado não apenas pelo Inea, mas também pelas universidades, como por exemplo, a Uenf que “possui um papel de pesquisa agregador à região”.
Ele ressalta que, no boletim, algumas áreas aparecem com “amostragem não realizada”, como por exemplo, o distrito de Grussaí em São João da Barra, que nessa época no ano reúne um grande número de banhistas.