Jéssica Felipe
27/12/2017 20:48 - Atualizado em 28/12/2017 14:25
Conforme anunciado na última terça-feira, a superintendência do Procon de Campos fiscalizou o plano de saúde Unimed nesta quarta-feira e, segundo o superintendente Douglas Leonard, os beneficiários continuam realizando novos agendamentos na clínica Rad Med. O impasse, que envolve o descredenciamento da Rad Med, teve início em novembro, quando a Unimed Campos emitiu um comunicado sobre o encerramento do convênio com a clínica especializada em diagnóstico por imagem. No dia 20 deste mês, o pedido de descredenciamento por parte do plano foi indeferido pela justiça.
De acordo com a decisão judicial, o convênio entre a Unimed e a Rad Med continua em vigor até que o plano de saúde “comprove nos autos a equivalência dos serviços que serão prestados por seus centros próprios ou outros conveniados, especialmente a instalação e funcionamento de equipamentos de exame de imagem em idêntica estrutura de atendimento, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil”.
Na última nota emitida pela Unimed, o plano diz que “contratou a clínica Excelência Diagnóstico por Imagem e que está ampliando a gama de exames realizados pela UltraMed, além de outras parcerias que serão divulgadas em breve”. Segundo o representante da ação judicial pelo Procon, Douglas Leonard, ontem foi constatado que a Clínica Excelência “possui um mamógrafo e um aparelho de densitometria óssea, e ainda, um aparelho de ressonância magnética”.
Quanto ao exame de tomografia, Leonardo informou que o mesmo “é realizado no Hospital Geral Dr. Beda, no entanto, com laudo emitido pela equipe médica da clínica Excelência”. A equipe de fiscalização do Procon também constatou que o tomógrafo, que se encontrava com defeito no Hospital Unimed em visita do dia 11 de dezembro, foi reparado integralmente no último dia 22. Na Rad Med, verificou-se “que o agendamento, bem como a realização de exames, estão sendo realizados normalmente aos beneficiários da Unimed”.
Caso haja descumprimento da decisão judicial, o plano de saúde “estará sujeito ao pagamento da multa de R$ 50 mil e de R$ 1 mil individualmente para cada usuário”, que comprovar não ser atendido devidamente.