Flamengo e Corinthians confirmam a popularidade nas arquibancadas também no mundo virtual, segundo o Mapa das Curtidas 2017, levantamento do Globo Esporte com o Facebook, em número de curtidas.
A força dos times de maior torcida no país é indiscutível. Eles têm preferência absoluta dos internautas em 2.238 municípios.
Em Campos, o Flamengo tem 45,7% das curtidas; o Vasco chega em segundo, com 15,5%; o Fluminense, com 7,0%; e o Botafogo tem 6,2%. Em Macaé, o Rubro-Negro conta com 42,4% das curtidas; o Vasco, 13,2%; o Fluminense, 9,3%; e o Botafogo, 6,2%.
Em Brasília, o Flamengo é de uma superioridade flagrante. São 321.441 curtidas, contra 91.366 do Corínthians, 82.385 do Vasco. Em Minas, se Atlético-MG e Cruzeiro predominam na Grande BH e cidades próximas, em algumas regiões o Cruzeiro divide a preferência com o Flamengo. No sul do Estado, há maior preferência para Cruzeiro e Corinthians.
Em Uberlândia, o Flamengo tem 23,2%; o Corinthians, 19,2%. Em Uberaba, o Corinthians aparece com 24,2%; o Flamengo com 20,0%.
Em Juiz de Fora a torcida local, em sua grande maioria, curte os clubes do Rio. O Flamengo tem 35,3% das curtidas; o Botafogo em segundo, com 10,85; o Vasco tem 9,9%; o Cruzeiro, cm 7,6%.
O mapa identifica 34 duplas de clubes que aparecem como mais curtidos em alguma microrregião do país. Em metade delas, o Flamengo está presente como primeiro ou segundo mais clicado. O Corinthians, 11 vezes.
Os dados são baseados na quantidade de curtidas nas páginas oficiais de 64 clubes no Facebook. O site do Grupo Globo frise que não se trata de uma pesquisa de tamanho de torcidas – e sim de uma demonstração do impacto virtual dos clubes em um país cada vez mais conectado. O mapa é dividido por microrregiões e revela, em variação de cores, os dois times mais curtidos de cada local.
Mas não é em todo lugar que Fla e Timão entram com força. O Rio Grande do Sul é de Grêmio e Inter de ponta a ponta – e o terceiro lugar costuma ficar com a Chapecoense ou com clubes do interior gaúcho, casos de Brasil de Pelotas e Juventude. Ceará e Fortaleza são os mais curtidos na área da capital cearense, e o mesmo acontece com Bahia e Vitória em regiões que cercam Salvador e com Santa Cruz e Sport nas redondezas do Recife.