Jane Ribeiro e Dora Paula Paes
20/12/2017 15:15 - Atualizado em 20/12/2017 20:43
Ex-funcionários da Usina Paraíso, em Tocos, na Baixada Campista, realizaram na manhã desta quarta-feira (20) um protesto contra a falta de pagamento de salários atrasados. Os manifestantes estão sem receber a rescisão trabalhista há três meses. Cansados eles realizaram um protesto pacífico em frente à Usina. A Polícia militar foi acionada, mas não precisou intervir. No início da tarde, segundo a direção da indústria, ficou acertado que um pagamento será liberado nesta sexta-feira (22).
Os trabalhadores estiveram no local na última terça-feira (19) e foram informados de que hoje (quarta) eles iriam receber. Eles retornaram e nada. Durante o ato, eles atearam fogo em pneus em frente à usina, impedindo que os veículos passassem.
— Eles estão fazendo a gente de bobo. Todo dia mandam a gente vir aqui e não têm dinheiro para pagar. Agora deram um vale de 20 reais, para passagem para que possamos voltar aqui no dia 27. Nós estamos com família passando dificuldades e o Natal vai ser negro, sem nada para comer. Até quando vamos ficar nessa. Paramos de trabalhar tem três meses e a nossa carteira não foi dada baixa. Isso também impede que a gente consiga outro trabalho — informou o trabalhador Antônio Carlos Ferreira.
Segundo, o diretor-presidente da Usina Paraíso, Geraldo B. H. Coutinho, existe saldo a ser pago aos trabalhadores. “Nós tínhamos uma programação de entrada de recurso hoje (ontem) e isso gerou expectativa, mas infelizmente não foi possível, e o pessoal, principalmente da lavoura, muitos que são de fora, ficaram descontentes e fizeram a manifestação. Mas já conversamos, eles compreenderam e na sexta-feira estaremos fazendo um pagamento”, disse.