O 4º Festival de Economia Solidária de Campos atraiu um público diversificado e agradou os expositores e artesãos. Neste sábado (16), último dia de evento, além das 20 tendas espalhadas pela Praça do Santíssimo Salvador, a programação também contou com oficinas, apresentações culturais e boa música.
A coordenadora do Fórum de Economia Solidária, Simone Gonçalves, destacou a Feira como positiva, principalmente na questão da visibilidade do que é economia solidária e do trabalho da agricultura familiar. “O evento está acontecendo de forma bastante tranquila e de maneira muito positiva. Os únicos segmentos que não participaram foram o da pesca e os quilombolas que não conseguiram se organizar a tempo. Quando se trata de um evento de economia solidária a gente sempre espera um pouco mais, mas estamos muito satisfeito com o resultado”, comentou ao lembrar que cerca de 100 expositores participaram da feira e que durante o evento foi lançada uma linha de crédito específica para a Economia Solidária, através do Fundecam.
Integrante do grupo de Agroecologia, o agricultor familiar Francisco de Assis, do assentamento Zumbi, demonstrou entusiasmo. “Na sexta fizemos a famosa xepa e conseguimos vender todas as verduras. Esse evento foi muito bom para a gente que vive do campo. Esperamos que tenhamos mais espaço cada vez mais”, disse. (A.N.)