Democracia como foco para elevar o debate em Campos
08/11/2017 10:35 - Atualizado em 10/11/2017 18:40
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Obscurantismo (I)
Presente em Campos, nesta terça-feira (7), para receber o Troféu Folha Seca, homenagem que a Folha da Manhã presta anualmente aos campistas que se destacam nas mais diferentes áreas, o gestor cultural Danilo Miranda estava preocupado com os protestos, também ontem, diante do Sesc Pompéia, na cidade de São Paulo. Apesar de ter sido convidada para um debate sobre democracia, a filósofa estadunidense Judith Butler teve sua presença no Brasil contestada, assim como apoiada, na divisão dos cerca de 70 manifestantes, por ser referência mundial na discussão das questões de gênero. Danilo é diretor do Secs-SP desde 1982, onde se tornou referência nacional e internacional no trabalho em prol da cultura e da educação.
Obscurantismo (II)
Judith Butler leciona na Universidade de Berkeley, na Califórnia, que realizou o evento de ontem em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Sesc-SP. Independente da concordância, ou não, com suas ideias sobre a chamada “ideologia de gênero”, protestar contra a simples presença da filósofa para debater um outro assunto, chegando a queimar bonecas com sua foto e a chamando de “bruxa”, remete ao pior obscurantismo já produzido pelo homem. Afinal, as fogueiras da Inquisição que queimaram até a morte mulheres acusadas de bruxaria, foram as mesmas que ameaçaram o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564/ 1642) e o obrigaram a negar que o Sol, não a Terra, era o centro do nosso sistema.
Para elevar o debate
Enquanto a discussão política brasileira parece retroceder à Idade Média, um esforço coletivo em sentido contrário será feito hoje. No “Diálogo entre Visões de Esquerda e Direita”, o debate virtual que começou no blog “Opiniões”, hospedado no Folha 1, terá uma edição real a partir das 18h30 desta quarta, no auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC). Nele, as visões de esquerda serão representadas pela cientista social Vanessa Henriques e o jornalista e servidor federal Ricardo André Vasconcelos. As de direita ficarão por conta do bacharel em administração Igor Franco e do advogado Gustavo Alejandro Oviedo. Mediado pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha, o evento é aberto ao público.
Jogos por segurança
Após o ministro da Justiça, Torquato Jardim, fazer críticas severas à segurança pública do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão esteve reunido, ontem, em Brasília, com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, além de governadores e representantes de outros 14 estados, para discutir pautas comuns. O principal tema tratado nas reuniões foi segurança pública. Pezão reafirmou a importância da ajuda do governo federal no combate ao crime organizado. Ele os demais governadores propuseram que seja votado projeto legalizando os jogos no país e destinando os recursos dos impostos cobrados para um fundo de Segurança Pública.
Em audiência
A vereadora Joseane Morumbi está numa correria só. Ela prepara sua primeira audiência pública, na Câmara Municipal de Campos, como propositora, para abordar a questão do desenvolvimento econômico. O ponto alto será a presença do ministro da Indústria e do Comércio, Marcos Antônio Pereira, que, inclusive, vai falar logo no primeiro painel sobre “O papel da exportação no desenvolvimento econômico”, além de também anunciar no município um novo programa do governo federal para aquecimento do setor. A audiência acontece amanhã, às 17h.
De olho
Arrocho contra irregularidades em postos de combustíveis em Macaé. Pela primeira vez no estado, a Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) e Agência Nacional do Petróleo (ANP) atuam em parceria para fiscalização de 30 postos de combustíveis. A operação começou na segunda e seguirá até sexta-feira (10). Estão sendo verificadas a qualidade da gasolina e etanol, além de analisada a quantidade que sai da bomba. A ação é boa para consumidor.
Sexto lote
Para quem está esperando mais remessa de dinheiro no fim do ano a notícia é que a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 será aberta hoje. O lote contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões, informou a Receita Federal. O lote multiexercício de restituição do IRPF contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. O crédito será efetuado no dia 16 de novembro.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS