Soro antiescorpiônico salva vida no HMMC
13/11/2017 20:34 - Atualizado em 17/11/2017 16:07
O soro antiescorpiônico, que agora é ministrado no Hospital Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, já começou a salvar vidas e poupar as vítimas da dor e dificuldade de atendimento. No último domingo (12), Nilda Maria dos Santos Aquino, de 54 anos, recebeu pela primeira vez a aplicação do soro, no HMMC, na localidade de Ponto de Cacimbas.
— Pelo estado em que se encontrava a minha mãe, vomitando, com fortes dores e suando muito, caso tivesse que ser levada para a cidade de Campos, acredito que não sobreviveria à picada do escorpião — revelou emocionada Gilcilene, filha da paciente.
De acordo com o diretor clínico do hospital, Eber Marins, a proximidade entre o local do acidente e a unidade hospitalar previne possíveis complicações no paciente. Antes da disponibilização do soro no HMMC, o polo mais próximo para este tipo de tratamento era Campos, a cerca de 50 quilômetros de distância.
Marins contou que a paciente, moradora da localidade de Amontado, foi picada dentro da residência por um escorpião amarelo na mão esquerda. “Após sentir forte dor local e apresentar sudorese e vômito, se dirigiu até o hospital, onde foi avaliada de acordo com o protocolo”, explicou.
Conforme ele informou, após avaliação, foram ministradas duas ampolas do soro. O acidente dela se enquadra na classificação moderada. “Desde a entrada da paciente no HMMC foi realizada a monitoração cardíaca. Ela permanecerá internada por 48 horas, como pede o protocolo. Depois deste prazo, será realizada uma reavaliação para atestar ou não a alta”, finalizou.
O médico finaliza, alertando os moradores da cidade, que em caso de picada de escorpião, procurem imediatamente o HMMC.
Início - O soro antiescorpiônico começou a ser disponibilizado no hospital em setembro deste ano, após estudos da Fiocruz e reunião com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS