Aconteceu neste sábado, em São João da Barra, a primeira Caminhada Cultural, um evento idealizado pelas secretarias de Turismo, Esporte e Lazer e de Educação e Cultura. A proposta visou possibilitar além da atividade física, um momento de aprendizado e reflexão sobre a história local, aproveitando a comemoração do Dia Nacional da Cultura, que acontece no domingo (5). A participação é aberta a toda comunidade sanjoanense e visitantes, que poderão conhecer um pouco mais dos pontos turísticos e culturais do centro da cidade, através de uma visita guiada. A caminhada chama a atenção para um assunto de grande relevância, o tombamento patrimonial, ação que auxilia no processo de valorização do bem histórico, seja ele natural, material ou imaterial. SJB possui atualmente, seis patrimônios reconhecidos, destes, apenas dois são tombados. Existem muitos lugares e atividades aguardando esse reconhecimento, como por exemplo, a construção naval artesanal.
A saída da caminhada foi no Cais do Imperador, passando pela Beira Rio, trapiche do Alecrim, Praça de São Pedro, Solar dos Graça, Palácio Cultural, Cine Teatro São João, Fórum, Solar do Lima, Estação das Artes, Casa de Câmara e Cadeia, finalizando no Centro Cultural Narcisa Amália (Antigo Mercado). Essas são apenas algumas das belezas da história sanjoanense, como diz o historiador Fernando Lobato. Ele foi o responsável por guiar todo o percurso. Para Lobato, “Mostrar numa caminhada a história da cidade é muito importante para a manutenção da mesma. Somos uma cidade de 400 anos e a minoria sabe disso. As ruas por onde passaremos foram abertas no século XVIII , quando poucas eram os centros urbanos no País”, considera o sanjoanense.
-
Caminhada Cultural em SJB
-
Caminhada Cultural em SJB
-
Caminhada Cultural em SJB
-
Caminhada Cultural em SJB
-
Caminhada Cultural em SJB
Fernando explica ainda, que no município, apenas dois desses prédios são tombados. A Casa de Câmara e Cadeia pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionale o Palácio Cultural, pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. As outras certificações são do Instituto Herity, Organização Mundial para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural. Em 2013, SJB foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber este reconhecimento. “Mas ainda temos outros prédios e atividades de interesse histórico que merecem o mesmo tratamento. Precisamos fazer a população se apropriar de sua história. Daí a importância de eventos como esse, que envolvam as pessoas e que desperte nelas o interesse pelo passado histórico, as riquezas deixadas pelos nossos antepassados...”, ressalta Lobato.
Fotos: Paulo Pinheiro e André França/Divulgação