Afonso festeja tetra após vitória no norte
13/11/2017 21:35 - Atualizado em 16/11/2017 15:14
Enfim, o tão sonho do título de tetracampeão brasileiro na categoria máster foi concretizado pelo ciclista Afonso Celso, o grande vencedor da prova XI Taça Serapio Hiacinth, realizada nesse domingo, em Macapá, capital do Amapá, faturando assim os 40 preciosos pontos necessários para a conquista, e deixando o carioca Paulo Fernandes, que até então liderava o ranking brasileiro, na segunda colocação.
O início da prova sofreu um pequeno atraso e, num percurso inédito para Afonso, apresentou algumas dificuldades, como atravessar uma ponte de madeira com extensão de aproximadamente 100 metros. Como sempre, o agora tetracampeão usou de seu ponto forte (a arrancada), desgarrando do grupo no circuito em Mazagão Velho.
— Sabia das dificuldades que iria encontrar, mas viajei muito confiante num resultado positivo. Entretanto, não posso negar, até por não conhecer o percurso, que temi pelo desempenho e, consequentemente, não conquistar o título. Competi com adversário que está em grande fase, com um grande potencial de resistência. Mas valeu o sacrifício —, disse Afonso.
Muito cansado e bastante cumprimentado pelos demais companheiros, Afonso destacou as dificuldades que cada atleta tem no dia a dia e, principalmente, nas competições.
– Agradeço a todos que colaboraram comigo nessa minha temporada, talvez a mais difícil dos últimos tempos, mas quero chamar a atenção dos empresários e das autoridades públicas, para que incentivem mais o esporte. Tem uma porção de jovens desistindo por falta de apoio. Apoiem o esporte, ajudem os jovens –, apelou o ciclista.
Até chegar ao tetra este ano, a trajetória de Afonso Celso foi marcada por alguns percalços como a prova do último dia 5, em Salvador, quando ele chegou a temer pela conquista do quarto titulo consecutivo.
— Foi uma corrida duríssima, em que fui atacado o tempo inteiro, mas mesmo assim consegui pontuar, chegando em quinto lugar — lembrou o ciclista que pedala há 27 anos e conquistou seis vezes a Prova Ciclística de São Salvador.
Diretor técnico da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Afonso desembarcou em Campos nesta segunda-feira, quando espera apenas descansar e continuar trabalhando para que o ciclismo tenha um bom calendário em 2018 na gestão do atual presidente da entidade, Rodrigo Rocha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS