Após ser pego no doping, Guerrero é suspenso
03/11/2017 21:47 - Atualizado em 06/11/2017 15:07
Destaque do jogo Paolo Guerrero
Destaque do jogo Paolo Guerrero
O atacante Paolo Guerrero foi suspenso preventivamente por 30 dias pela Comissão Disciplinar da Fifa. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira em comunicado divulgado pela Federação Peruana de Futebol. O jogador foi flagrado no exame antidoping após a partida entre Peru e Argentina, em 5 de outubro, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias Sul Americanas para a Copa do Mundo na Rússia.
O presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, explicou que ainda não é possível afirmar que o peruano foi flagrado no antidoping, pois é preciso fazer o exame da contraprova.
Apesar de já ser de conhecimento geral que a substância trata-se de um estimulante, é impossível saber, por enquanto, o que Guerrero usou para apresentar tal indício no exame. O S6 pode ser encontrado, por exemplo, em medicamentos antigripais.
A Federação Peruana informa que a Comissão Disciplinar da Fifa suspendeu o atacante provisoriamente por 30 dias. Assim, Guerrero não pode atuar pelo Flamengo e pela seleção peruana por um mês. Ele está fora da disputa da repescagem para a Copa contra a Nova Zelândia.
O Flamengo afirma não ter sido notificado mas Solera, disse ter tomado conhecimento do caso pela comissão médica do clube.
— Existe o resultado analítico adverso para S6 Estimulante e o jogador é o Guerrero. No Flamengo, não aconteceu nenhum tipo de contaminação ou administração de medicamento equivocada. Tenho acesso ao prontuário médico do jogador e o Flamengo mostrou que não administrou nenhuma medicação que pudesse metabolizar ou representar o S6 Estimulante — explicou.
Perguntado sobre a possibilidade de o jogador ter usado cocaína e a relação que a substância pode ter com o grupo S6 Estimulante, Solera disse que a hipótese não está descartada, mas não há a confirmação da utilização da droga por Guerrero.
Em entrevista após a vitória do Peru sobre a Argentina, a mãe do atacante, Dona Peta, disse que o filho estava gripado. “Ele estava com gripe, mas ainda assim se apresentou ao Peru”, disse. Portanto há, sim, a possibilidade de Guerrero ter utilizado um medicamento antigripal .

ÚLTIMAS NOTÍCIAS