O movimento Rio+Varejo foi instalado na noite desta sexta-feira em Campos, em evento promovido para discutir o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) e para discutir soluções comuns para o setor. A CDL Campos foi a primeira cidade a instalar o Rio+Varejo, e seu presidente Joilson Barcelos considera o micro fórum de desenvolvimento, de comércio e de empreendedorismo, um instrumento para o varejo crescer.
O evento é realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RJ), com apoio das CDLs locais, organizado pelo portal Fatore e pela Smartt Mídia e apoio da Folha da Manhã.
O presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, anunciou que o Rio+Varejo irá promover junto com as CDLs, links de interlocução com atores que devem desenvolver juntos agenda de compromissos para implementar o PNDV, como prefeituras, Câmaras de Vereadores. “Vamos passar as informações do PNDV de forma direta às CDLs para conduzirem no Rio+Varejo a adoção de medidas de apoio ao crescimento do setor, que é um dos que mais geram empregos no Brasil”.
O presidente da Frente Parlamentar de Varejo, deputado estadual Waldeck Carneiro, citou a importância: “A Frente Parlamentar de Varejo considera fundamental esse movimento, e o apoia integralmente, para fortalecer o comércio”.
O deputado estadual Bruno Dauaire ressaltou o papel do movimento: “As cidades precisam estar unidas na defesa do comércio, e o movimento Rio+Varejo vai permitir esse resultado. A união gera resultados, e como parlamentar, por sugestão do segmento, estamos revendo leis que são prejudiciais ao comércio e também destinando emendas para compra de câmeras de vigilância, para serem instaladas em cidades como Campos”.
Os próximos municípios a receberem a implantação do Rio+Varejo serão Macaé, em 7 de dezembro, e em Rio das Ostras, em 11 de dezembro. (A.N.)