A Folha Turismo desta terça-feira (7) vai falar de um assunto que está diretamente ligado a viajar. Vamos dar algumas dicas sobre viagens em grupo, seja de amigos, colegas de trabalho ou famílias.
Como diz o ditado: “Não fazemos amigos, reconhecemos”. Para mim essa frase traduz perfeitamente a experiência de viajar em grupo. Com mais de 15 anos de experiência em viagens, tenho vários exemplos que mostram que para aproveitar uma viagem em grupo é necessário primeiramente paciência e respeito, mesmo com amigos de longa data.
Particularmente, adoro viajar em grupo, mesmo sendo sempre a trabalho. Acho que seria um pouco entediante estar sozinho em lugares diferentes — com certeza sentiria falta de alguém conhecido para comentar, para comer, etc.
A primeira dica para viajar em grupo é saber que prevalece a preferência da maioria, seja nos horários, nos restaurantes e até mesmo em alguma programação extra. Sempre dou um exemplo que não é justo deixar um grupo inteiro esperando para uma minoria. Quem se atrasou deixa entender que não gostaria de estar ali no horário previsto, então a volta para o hotel ou para o próximo destino será por conta da própria pessoa.
Respeitar as opções das outras pessoas é outro item extremamente necessário para esse tipo de viagem, afinal, somos todos diferentes. Dessa forma, devemos sempre pensar nos nossos comentários antes de fazê-los e também nas brincadeiras.
Normalmente, quando fechamos um pacote turístico, já temos previamente o roteiro detalhado. Esse roteiro não pode ter nenhuma alteração, salvo situações de força maior. Sendo assim, o roteiro deve ser cumprido completamente como foi divulgado, não sendo de responsabilidade da empresa programas fora do roteiro.
Em situações de doença ou acidentes é de responsabilidade do guia auxiliar no atendimento emergencial, não ficando a cargo do mesmo o acompanhamento do passageiro para outros procedimentos ou viagens. Para isso aconselhamos sempre adquirir um bom seguro viagem.
Uma ótima dica para os restaurantes que não são previamente reservados é dividir o grupo em pequenos grupos para conseguir mesas. É muito difícil para um restaurante conseguir acomodar todas as pessoas numa única mesa e a maioria acaba recusando em atender o grupo.
Os documentos são de responsabilidade de cada pessoa. Por isso, consulte previamente quais documentos são exigidos para seu destino e também cuidado onde eles estarão guardados durante sua viagem.
Em viagens com colegas de trabalho, mesmo estando num momento de lazer é interessante se policiar em relação aos excessos e, principalmente, com os comentários sobre os demais colegas. Às vezes, num momento de descontração podemos nos sentir à vontade para atitudes que não teríamos no ambiente profissional.
A política da boa vizinhança é a melhor tática para ter uma viagem agradável e divertida. Lembre-se que mesmo com as pessoas que não houve uma afinidade imediata elas estarão presentes somente pelo período da viagem, não compensando grandes estresses.
Aproveite sua próxima viagem em grupo para fazer novas amizades. Uma pessoa que é uma boa companhia para viajar com certeza será um grande amigo! Boa Viagem!