Jhonattan Reis
01/11/2017 19:06 - Atualizado em 06/11/2017 13:58
A Folha da Manhã escolheu, nesta quarta-feira (1º), a logomarca que representará a comemoração de seus 40 anos de existência, celebrados em 2018. A seleção aconteceu por meio de um concurso que envolveu profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda, artes plásticas e design. Os jurados foram o publicitário Luiz Carlos França; o publicitário e advogado Cláudio César Soares; a diretora da rádio 97 FM, Tereza Cristina Barreto Pereira Soares — os três primeiros estiveram entre os fundadores da Folha —; o colunista Esdras Pereira; e o designer e funcionário da Plena TV, Gustavo de Abreu Carvalho. O vencedor do concurso foi o designer Guto Leite, da agência BL Publicidade e Propaganda.
— Na marca que criei, usei elementos importantes para essa data, que são o “F”, de Folha, e o número 40. Também aproveitei para inserir a #folha40anos, com o objetivo de trazer algo atual, pois estamos na era das hashtags (palavras-chave ou termos associados a uma informação, representados pelo símbolo #). Pensei, ainda, na usabilidade da marca, então busquei aplicá-las em camisas e outros produtos. Gostaria de agradecer o convite para participar deste concurso. Com certeza, trabalhos muito importantes foram apresentados. Fico feliz em estar junto em mais um momento em que a Folha faz acontecer, em fazer parte dessa história — disse Guto.
De acordo com a diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, “o vencedor ganhou, além da utilização de sua marca pela Folha e da projeção por esse uso, uma viagem com um acompanhante para Buenos Aires, que será feita em parceria com a agência Nextrip Viagens”.
— Para mim, foi muito gratificante a adesão a esse concurso. Muitas pessoas ligaram pedindo para participar. Tivemos muito talento e carinho envolvidos aqui hoje — comentou Diva.
O concurso contou com sete concorrentes: Fernando Borges, diretor de criação da agência Briefing Marketing; designer Genilson Soares; Guto Leite, da agência BL; agência Alternativa 21, representado por Kayo Rangel; Victor Hugo Tinoco, diretor da agência DTP; designer Zé Ronaldo Araújo; e artista plástico Paulo Jorge Cabral de Melo.
As apresentações das logomarcas aconteceram pela manhã, na sede do Grupo Folha, localizada no centro da cidade. Os jurados deram notas de 0 a 5 em vários quesitos e, então, chegaram ao vencedor.
Diva Abreu Barbosa ainda comentou:
— Esses 40 anos passaram rápido. Foram anos de muito trabalho e, com o dia a dia, quase não percebemos as mudanças. Criamos este concurso para aguçar os talentos da nossa cidade. Foi ótimo ver os trabalhos. Agradecemos muito aos parceiros, à comunidade e a todos que contribuem para esta história acontecer.
Esdras Pereira ressaltou que o concurso mostra que a cidade está muito bem servida de profissionais e agências.
— Foram ótimos projetos trazidos. Muita criatividade por parte de cada um que apresentou — falou.
Cláudio César considera o concurso relevante para a cidade. “Acho muito importante esse espaço que a Folha dá a esses profissionais e agências. É ótimo que esses trabalhos sejam mostrados, sendo que a Folha da Manhã é uma vitrine para esse tipo de trabalho”, disse.
Luiz Carlos França também falou sobre a abertura de oportunidades para os profissionais locais. “E a Folha faz isso em seu 40º aniversário. É uma data marcante. Para mim, estar como jurado é algo gratificante, pois participei da escolha da logomarca da Folha lá atrás, no início, e agora estou aqui para definir a marca que representa essa continuidade de 40 anos”, relatou.
Gustavo elogiou o Grupo Folha pela iniciativa da realização do concurso. “É muito bacana que isso seja feito, porque traz os profissionais dessas áreas para perto do jornal. Tivemos ótimas apresentações”, destacou.
Já Tereza Cristina também comentou sobre a criatividade dos participantes. “Fiquei surpresa com todas as apresentações. Os projetos tiveram muita qualidade. Foi uma escolha muito difícil de fazer por nós jurados. Os concorrentes tiveram muito cuidado e carinho com a Folha. Todos se empenharam em fazer o melhor”, disse ela.