Risco de greve ameaça Saúde, mas Educação avança
18/10/2017 10:45 - Atualizado em 26/10/2017 19:23
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Em estado de greve
Saúde e Educação sem dúvida são as pastas que mais exigem de qualquer governo. Em Campos não é diferente e os últimos dias são de tensão desde uma carta aberta assinada por médicos revelando o caos na Saúde, herdado, mas, segundo eles, também agravado nos últimos meses. Ontem, véspera do Dia dos Médicos, a categoria fez uma assembleia e decidiu entrar em estado de greve, mais um passo para uma possível paralisação, caso não seja atendida em suas reivindicações, como, por exemplo, melhores condições de trabalho. A ideia é apresentar propostas e, em 30 dias, definir os rumos do movimento. A Prefeitura, que já se reuniu com estes profissionais, segue pregando diálogo.
Avanço
Já na Educação, os avanços com a categoria já começam a aparecer. Ontem, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Rafael Damasceno, se reuniu com Odisséia Carvalho, representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) para debater as propostas referentes à eleição direta para diretores das unidades de ensino municipal. Uma das propostas de campanha de Rafael Diniz (PPS). A secretaria elaborou um documento e o enviou, há um mês, para a análise do sindicato. Uma contraproposta do Sepe foi apresentada ontem.
Vai para a Câmara
A previsão é que o projeto final seja encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para votação no próximo mês. Esta será a primeira vez que Campos terá uma eleição direta para diretores envolvendo toda comunidade escolar: professores, alunos e pais de alunos, totalizando mais de 60 mil eleitores. Segundo a Prefeitura, o pioneirismo também se aplica à parceria com as universidades, com doutores na área dando aporte técnico para o processo eleitoral e depois dele, quando será oferecido um curso de gestão e administração aos diretores eleitos.
Incentivo
A superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos dá novo passo em favor da agricultura familiar. O superintendente, Nildo Cardoso esteve na 2ª Companhia de Infantaria do Exército, antigo 56º BI, reunido com subcomandante, capitão Fernando Carrilho, e o tenente Campos para tratar da chamada pública para que agricultores familiares forneçam alimentos para o projeto social “Força no Esporte”, desenvolvido pela instituição militar. A chamada pública será na próxima sexta-feira (20), no valor de pouco mais de R$ 118 mil.
Crise hídrica
Em Itaperuna, assim como em outras cidades do Norte e Noroeste Fluminense, a crise hídrica é grave. A Cedae está pedindo para que seja feita a economia de água, pois já existem bairros com o abastecimento prejudicado. Recentemente, a população realizou um evento de conscientização em que inúmeras pessoas abraçaram o rio Muriaé. Economizar água virou assunto sério. A comunidade está de olho no desperdício com rega de jardins e lavagem de calçadas.
Esquentou
O clima entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Jorge Picciani (PMDB) e o Governo do Estado esquentou ontem. Picciani afirmou que o Detran-RJ comete abuso ao determinar o não cumprimento da Lei Estadual 7.718/17, que permite a realização de vistoria veicular sem o pagamento do IPVA. O Governo do Estado informou, ontem, que entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei, e que publicará o ato com o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recomendando o descumprimento imediato da norma, que entrou em vigor no dia 10 deste mês.
Vai ouvir
Picciani afirmou que vai sugerir à Comissão de Tributação da Casa que convoque o presidente do Detran, Vinícius Farah, e o procurador do Estado, Leonardo Espíndola, para prestar esclarecimentos. Segundo ele, “a lei está em vigor, não pode ser descumprida sem uma decisão da justiça”. Aprovado em abril deste ano, o projeto havia sido vetado pelo governador Pezão. Mas, os deputados derrubaram o veto no início de outubro.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS