"SOS Atafona" teme abandono
Jéssica Felipe 16/10/2017 20:26 - Atualizado em 24/10/2017 19:38
Entre reformas, inaugurações e projetos, moradores e integrantes dos movimentos sociais em prol de Atafona, em São João da Barra, temem que a questão local “caia no esquecimento”. Recentemente, a prefeita Carla Machado (PP), inaugurou o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o que chamou a atenção de alguns populares quanto às prioridades do órgão público. O movimento “SOS Atafona” questiona os entraves nos processos referentes às licenças ambientais e a Prefeitura ainda aguarda parecer do Ministério Público Federal (MPF). Paralelamente, mais um deputado visita a foz do Paraíba para ver de perto a situação do avanço do mar.
Há uma semana, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, inaugurou a base de apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), às margens da BR 356, na localidade de Cajueiro, quatro dias após ter ido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para solicitar a verificação da possibilidade de contratação de projeto ou anteprojeto para duplicação do trecho que liga Campos a SJB.
Após a inauguração, algumas postagens surgiram nas redes sociais. “Sou testemunha de um grito de socorro para Atafona, há anos. Já se passou tempo, eu mesma, provoquei via internet o Gabinete do Prefeito pedindo solução. Nunca obtive a mínima resposta. É desanimador! E a Justiça? Neste caso, tardando, vai falhar”, “Justiça tardia não, simplesmente omissa”, escreveram algumas pessoas.
Verônica Amaral, integrante do movimento “SOS Atafona”, ressaltou que recentemente, junto do amigo e também militante, o advogado Geraldo Machado, entrou com uma causa contra a Prefeitura, solicitando uma intervenção direta. O processo ainda está sem resposta. Após diversas reuniões e um ato público, no aniversário da cidade, o movimento aguarda o encaminhamento dos processos referentes à dragagem dos canais e estudos ambientais para a obra de contenção. No entanto, questionam os impasses e transparência na informação. Com isso, os integrantes voltarão a se reunir no próximo dia 28, em Atafona, no bar Nosso Bar às 13h. “O objetivo é não deixar morrer a luta por Atafona”, considerou Verônica.
Questionada quanto ao status do estudo ambiental, exigido pelo MPF e também condicionado pela norma técnica, a secretaria de Meio Ambiente informou que continua aguardando um parecer do MPF e que nesta quinta-feira terá mais informações sobre os procedimentos a serem tomados.
Visita - No último sábado, a vereadora Soninha Pereira (PT), recebeu o deputado federal Chico d’Ângelo (PT), em Atafona. Acompanhados pelo gerente de pesca do município, Carlos Pereira, eles visitaram a foz do Paraíba do Sul. Foi entregue ao deputado um pedido para auxiliar na liberação de recursos para obra de contenção. Chico prometeu se aprofundar no assunto e dialogar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para proporem a outros deputados uma emenda de bancada para auxiliar na solução do caso quanto a recursos, enquanto estiverem em andamento as questões ambientais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS