A Prefeitura de Campos paga nesta terça-feira (31) aos servidores estatutários, aposentados e pensionistas o salário referente ao mês de outubro. A folha com cerca de 20 mil servidores soma pouco mais de R$ 75 milhões. De acordo com o Município, pelo terceiro mês consecutivo, sem recursos próprios disponíveis, o PreviCampos depende, exclusivamente, dos repasses previdenciários feitos pela Prefeitura.
— O prefeito Rafael Diniz sempre diz e reafirma que a prioridade do nosso governo é de manter os salários dos servidores estatutários em dia e assim tem sido feito — disse o secretário municipal de Gestão, André Oliveira.
Segundo a Prefeitura, o fundo previdenciário dos servidores públicos municipais ficou com recursos indisponíveis ainda na gestão passada, após investimentos a longo prazo e fora da legislação, além dos saques com valores retornando para a Prefeitura. O desfalque, superior a R$ 400 milhões, foi alvo de auditoria da atual administração e o resultado está no Portal da Transparência da Prefeitura de Campos.
— A Prefeitura repassa ao PreviCampos o desconto de 11% dos servidores ativos, além do patronal. Esse repasse pode ser feito até o dia 20 de cada mês, mas tem sido feito de forma antecipada a fim de garantir o pagamento dos inativos — explicou André.
Na tentativa de receber, servidores que trabalham em regime de RPA fizeram um protesto, reivindicando três meses de salários atrasados. O ato começou na rodoviária Roberto da Silveira e terminou no calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro. Auxiliar de cozinha da Creche Modelo Glicério Carlos Neto, no Parque Lebret, em Guarus, Inácio Silva esteve à frente da manifestação, que reuniu cerca de 50 pessoas. Na semana passada, ele denunciou as dificuldades pelas quais sua família tem passado devido à falta de pagamento.
Em nota, a Prefeitura disse que “vem reavaliando os cronogramas de pagamento municipal, diante das limitações financeiras... Pagamentos referentes aos RPAs estão sendo programados pela Prefeitura, que tem buscado manter todos os pagamentos da municipalidade”, diz. Sobre DAS não informou. (A.N.) (D.P.P.) (P.V.)