Após o Caxexo, começa agora a dragagem do canal São Bento
11/10/2017 20:35 - Atualizado em 17/10/2017 15:15
Começou nesta quarta-feira a dragagem do canal São Bento, para levar água do rio Paraíba do Sul para localidades da Baixada Campista que sofrem com a longa estiagem. A intenção é também amenizar os problemas causados pela salinização provocada pela água do mar, que avança pelos canais da região. A intervenção emergencial nos canais acontece após parceria firmada pela Prefeitura de Campos, com o Governo do Estado, através do programa Limpa Rio.
Logo após o início da dragagem, foi constatado que a água não estava passando pelas duas comportas. O superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, com assessores e um funcionário da empresa que opera a máquina dragline (escavadeira a cabo), conseguiram desemperrar uma das comportas e fazer a água passar pelas tubulações sob a BR 356, entrando pelo canal.
Na semana passada, em outra frente, começou a dragagem do Canal do Caxexo, em São Martinho, também na Baixada, com o mesmo objetivo. Todo o processo é acompanhado por um grupo de trabalho que reúne oito produtores rurais da Baixada.
— A água já está entrando com força e em poucos dias estará beneficiando centenas de propriedades da Baixada, em Beira do Taí, Barra do Jacaré e Cazumbá, dentre outras localidades daquela região. O canal estava sem adução de água do Paraíba há muito tempo, visto que a última limpeza foi feita há cerca de 10 anos — explicou Nildo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS