Municípios atrás de socorro em Brasília
10/10/2017 21:46 - Atualizado em 16/10/2017 17:50
Os municípios do Norte/Noroeste Fluminense têm até o início da próxima semana para fazer um levantamento dos prejuízos com a longa estiagem que castiga a região e fundamentar a edição de decretos de emergência a serem encaminhados ao governo federal a fim de amenizar os prejuízos. Nesta terça-feira, prefeitos e secretários estiveram reunidos, em Miracema, com o secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, Jair Bitencourt, para encaminhar pedido de socorro a Brasília.
Bitencourt viaja para a capital federal na próxima quarta-feira. Até lá, espera que os municípios tenham concluído toda a documentação para a formalização dos decretos e o reconhecimento formal da situação através da Secretaria de Desenvolvimento do Ministério da Integração Nacional.
Itaperuna, Natividade, Aperibé, Porciúncula, Varre-Sai, Italva, Itaocara, São José de Ubá e Laje do Muriaé preparam o decreto.
Outros cinco municípios já fizeram o mesmo, casos de Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, Miracema, São Francisco de Itabapoana e Itaocara. Campos, Cardoso Moreira e Cambuci ainda não definiram se irão decretar emergência. Na preparação dos documentos, os municípios contarão com o suporte da Emater.
Na região, já são mais de quatro meses sem chuva. Só em São Fidélis, segundo a secretaria de Defesa Civil, são mais de 100 animais mortos e queda de 50% na produção de leite. Em alguns municípios, os moradores recorreram a carros-pipa. (P.R.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS