A paixão pela corrida tem levado atletas a literalmente percorrer o mundo. O calendário de maratonas internacionais inclui as principais metrópoles, mas também apresenta cidades menores, que esbanjam charme e podem ser uma boa opção se o maratonista quiser esticar a temporada além do domingo de competição.
Pouco mais de um mês após uma das mais famosas, a Maratona de Berlim (Alemanha), acontecerá no dia 29 de outubro a Maratona de Lucerna (Suíça). Para os fãs de turismo esportivo, é uma excelente oportunidade para explorar uma das mais belas regiões da Suíça Central.
Lucerna conta com uma população pequena, cerca de 80 mil habitantes, e a maratona mostra o lado hospitaleiro dos suíços, com milhares de corredores sendo apoiados pelas ruas por uma grande e entusiasmada multidão.
E percurso da competição é um capítulo especial: passa pelos principais pontos turísticos, como a Ponte da Capela e as torres; por construções históricas na cidade velha e as mais modernas, símbolos do design suíço; com o ponto alto de entrar no estádio de futebol moderno do FC Luzern e pelo Centro de Convenções KKL, construído pelo renomado arquiteto Jean Nouvel.
Quase todo o traçado é às margens do Lago Lucerna e com a visão do impressionante panorama montanhoso da Suíça.
Além da maratona (42km), há três categorias com percursos menores, porém não menos agradáveis. A inscrição custa cerca de 120 francos suíços (aproximadamente 390 reais).
O kit do maratonista inclui medalha simbólica, entrada gratuita no Museu de Transporte da Suíça, no dia da maratona, desconto no transporte público, barco gratuito e outros mimos. É possível alugar um chip que monitora a performance.
A paisagem de Lucerna é composta por lagos e montanhas, e a arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178.
A região conta com uma grande pluralidade cultural. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições, a cidade é a porta de entrada para a região do Lago Lucerna, e parada obrigatória, por ao menos três dias. Esse é o tempo mínimo sugerido para quem quer conhecer a cidade e as regiões ao redor.
Lucerna fervilha e é palco de inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.
Por Arnaldo Moreira, Jornalista especializado em Turismo.