Delator do TCE, Jonas Neto quer continuar advogando
- Atualizado em 10/10/2017 10:51
O advogado Jonas Lopes Neto, delator do esquema de propina no Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Superior Tribunal de Justiça (STJ) quer manter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio. O pedido foi feito pelo defensor dele, Gustavo Teixeira. Alegou que a delação de Neto prestou um serviço à sociedade.
O Conselho da OAB-RJ, formado por 180 membros, vai decidir o caso inédito no mês que vem. Neto e o pai, Jonas Lopes, ex-presidente do TCE, são os principais delatores sobre a corrupção na Corte.
(Da coluna Justiça e Cidadania, da jornalista Adriana Cruz, do Jornal O Dia)
Obs.:
Vale lembrar que Jonas Neto é um dos cinco denunciados por envolvimento em esquema de venda de decisões da Corte de contas, com a participação de outros conselheiros.
A denúncia no Inquérito 1133, protocolada em agosto, foi assinada pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio, e foi enviada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além de Jonas, foram denunciados seu pai Jonas Lopes de Carvalho Filho, o Joninhas, Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, Álvargo José Galliez Novis e Edimar Moreira Dantas.
Segundo a delação do próprio pai, Jonas chegou a receber, em seu escritório, no Centro do Rio, parcela de propina referente a contratos firmados por empreiteiras em obras do Estado do Rio. O TCE deveria fiscalizar as contas públicas.
Jonas Filho foi indicado ao TCE pelo ex-governador Anthony Garotinho. Jonas Neto era advogado dele até pouco antes da delação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]