HC de Garotinho será julgado pelo plenário
Suzy Monteiro 26/09/2017 08:55 - Atualizado em 27/09/2017 13:41
Garotinho continua em prisão domiciliar
Garotinho continua em prisão domiciliar / Rodrigo Silveira
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga, na sessão da noite desta terça-feira (26), o habeas corpus (HC) que pede a revogação da prisão domiciliar do ex-secretário de Governo Anthony Garotinho (PR). Ele está cumprindo prisão domiciliar desde o último dia 13, quando foi divulgada sua condenação a nove anos, 11 meses e 10 dias no caso Chequinho. A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) já se manifestou contra o deferimento do HC.
O Tribunal também irá julgar Embargos de Declaração em outro HC, onde a defesa contesta, mais uma vez, declínio de competência da 75ª para 100ª Zona Eleitoral e, ainda, constrangimento ilegal do juiz eleitoral.
Inicialmente, o pedido de revogação de prisão seria julgado, de forma monocrática, pelo ministro-relator Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, na última quinta-feira (21). Porém, com a suspeita de violação do monitoramento eletrônico - informado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ao Juízo da 100ª Zona Eleitoral e depois desmentido pela Assessoria de Comunicação do próprio órgão - a decisão não ocorreu.
Também na quinta-feira, a PGE emitiu parecer contra a liberação de Garotinho. De acordo com o documento, assinado pelo subprocurador-geral Humberto Jacques de Medeiros e encaminhado ao ministro-relator Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, não há ilegalidade na prisão domiciliar imposta ao réu.
Acrescenta, ainda, o documento: “A defesa e a acusação são feitas nos processos por agentes e operadores do direito impulsionados pelo amor do contraditório enquanto o julgar reflete uma imparcialidade, mas que não é cega. Ou seja, não existe perseguição, mas o dever do cumprimento de missões que as atuações de Defesa, Acusação e Juiz apenas ressaltam nos embates nas instâncias primeira, segunda e terceira”, diz o parecer, manifestando pela manutenção da prisão.
No Rio - Já no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Garotinho, através de seus advogados, tentou, mais uma vez, retirar da 100ª ZE o caso Chequinho. Através de uma petição, entrou como interessado no HC impetrado em favor dos vereadores Kellinho (PR), Linda Mara, Thiago Virgílio (ambos do PTC) e Jorge Rangel (PTB). Eles postulavam a suspensão da Ação Penal 45-02, em curso na 100ª Zona Eleitoral. O pedido foi rejeitado pelo plenário no último dia 20.
A petição da defesa de Garotinho também foi rejeitada em decisão da desembargadora Cristina Feijó, relatora do caso no TRE.
Chegada de Felippe Klem esperada na PF
Felippe Klen
Felippe Klen / Folha da Manhã
O ex-procurador-geral da Câmara Luis Felippe Klem de Mattos deverá comparecer à delegacia da Polícia Federal, em Campos, nos próximos dias. Ele deveria apresentar-se na última quinta-feira (21), mas sua defesa informou que ele estava fora do país e voltaria nesta segunda-feira (25).
De acordo com a Polícia Federal e com o Ministério Público Eleitoral, Klem é apontado como interlocutor de uma proposta de suborno ao juiz Glaucenir Oliveira, que atuou na Chequinho e, em 16 de novembro do ano passado, determinou a prisão do então secretário de Governo Anthony Garotinho. O suborno, de acordo com a PF e com o MPE, seria uma tentativa de impedir medidas restritivas contra Garotinho e seu filho Wladimir, réu no mesmo caso Chequinho.
No dia da divulgação da denúncia, o advogado Carlos Azeredo, atualmente à frente da defesa do ex-governador, classificou as acusações de tentativa de suborno associadas a seu cliente “como infundadas, ultrapassando as raias da leviandade”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local