Lula diz que Palloci "mentiu" para Moro
13/09/2017 17:22 - Atualizado em 14/09/2017 02:11
Lula
Lula / Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou depoimento, nesta quarta-feira (13), ao juiz Sérgio Moro na Justiça Federal do Paraná, na ação penal em que é acusado de receber propina da Odebrecht. Em sua fala, que durou duas horas e dez minutos, o petista declarou que o ex-ministro do seu governo Antônio Palloci “mentiu” em seu depoimento. Além disso, Lula disse que não solicitou a compra do apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo, que as doações da Odebrecht recebidas pelo Instituto Lula não eram propinas e que as três denúncias apresentadas contra ele pela força-tarefa da Lava Jato são “ilações”.
De acordo com Lula, a delação de Palloci é focada nele numa tentativa de redução de pena. Lula disse ainda que o ex-ministro é “um simulador” e um “calculista. “Eu vi atentamente o depoimento do Palocci. Uma coisa quase que cinematográfica, quase feita por roteirista da Globo, sabe?”, disse ao acrescentar que: “Conheço o Palocci bem. O Palocci, se não fosse ser humano, seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. O Palocci é médico, calculista, é frio”, afirmou.
Na delação, Palloci chegou a afirmar que Lula tinha um “pacto de sangue” com o dono da empreiteira Odebrecht, que incluía um “pacote de propinas” para o ex-presidente no valor de R$ 300 milhões.
Ainda segundo o ex-presidente, ele não pediu a ninguém a compra do apartamento vizinho ao seu em São Bernardo do Campo. Ele também negou ter participado do contrato de locação do imóvel e disse que o local era usado por seguranças e também para reuniões políticas.
Sobre a nova sede do Instituto Lula, o petista afirmou que visitou o prédio que é objeto da denúncia uma única vez, mas, segundo ele, achou o local “inadequado”.
Indagado sobre as doações de R$ 4 milhões da construtora Odebrecht para o Instituto Lula entre 2013 e 2014, Lula declarou: “Eu já respondi, mas vou responder outra vez: a Odebrecht não tinha que pedir a opinião do Lula para fazer doação, porque o Lula não é diretor do Instituto Lula. Se ela fez alguma doação, ela está contabilizada no instituto”.
No final do depoimento, Lula questionou a imparcialidade de Moro e foi repreendido pelo juiz, que então encerrou o depoimento. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS