Atividade que mais tem contribuído com a geração de empregos formais em Campos, o setor sucroenergético vai plantar as bases da retomada da cana-de-açúcar com inovação, tecnologia e informação, a partir do RioAgro Cana, que será realizado nesta quinta-feira (21), na Universidade Fe-deral Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), das 8h às 17h, com o apoio da Folha da Manhã e InterTV.
O encontro tem a iniciativa do Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (Siserj) e vai unir usinas, produtores e universidades na apresentação de soluções para o segmento.
Presidente do sindicato, Frederico Paes ressalta que o evento “irá plantar as bases da retomada do setor, com a união das usinas e produtores, em um caminho de tecnologia e inovação, análise de mercado e de crédito, integrando a UFRRJ, a Uenf, o governo do estado e o município, com a prefeitura e a Câmara de Vereadores”, pontua.
O RioAgro Cana, informa Frederico Paes, está estruturado em painéis com palestras técnicas, no auditório da UFRRJ, e com exposição em campo, em área anexa.
Os painéis são “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Inovação”, e “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”. “Serão palestras importantes, com técnicos renomados, falando de diferentes temas importantes para a expansão da cana, como potencial de novas variedades, produção de mudas, recursos hídricos e novas tecnologias de irrigação”, pontua o presidente do Siserj.
Ele cita como exemplo a palestra de Paulo César Molina, sobre “Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição”. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, com especializa-ção em Hidráulica, Mestrado pela Agricultural University of Wagningem, na Holanda. Molina foi pesquisador do extinto IAA/Planalsucar, onde trabalhou com pesquisas em irrigação, drenagem e fertirrigação em cana de açúcar. (A.N.)