A Enel Distribuição Rio confirma que investirá R$ 130 milhões em municípios dos Norte e Noroeste Fluminense até o final de 2017. As ações já tiveram início. Entre as cidades beneficiadas estão Campos, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.
O montante será destinado à melhoria da qualidade do serviço, instalação de novas conexões e ações de combate ao furto de energia. No total, o valor aplicado pela Enel na região entre 2015 e 2017 já ultrapassa os R$ 210 milhões. As ações integram o Plano de Qualidade desenvolvido pela companhia para toda a área de concessão da empresa e que já está em curso desde 2016.
Nas localidades de Santa Bárbara, em Campos, Valão Seco, em São Francisco do Itabapoana, e em Cambuci, a distribuidora construirá Centros-satélites, infraestruturas em que são inseridos equipamentos elétricos e eletrônicos controlados remotamente.
Pelo Plano de Qualidade, a Enel também instalará 7.900 novos equipamentos na rede elétrica que atende o Norte Fluminense, entre chaves-fusíveis, para-raios e isoladores, para melhorar ainda mais a confiabilidade da rede de distribuição. Além disso, a distribuidora atuará na reconfiguração de 114 quilômetros da rede elétrica de Campos e região, possibilitando maior confiabilidade no fornecimento de energia e maior eficiência na distribuição de carga no sistema.
Ainda, segundo a Enel, os investimentos também incluem ampliação da capacidade de subestações, como a de Pontinha, em São João da Barra, que terá a capacidade ampliada para atender o crescimento populacional da região. As subestações de Santa Clara, Itaperuna e Vila Nova já tiveram a capacidade ampliada em 2016.