"Queime Depois de Ler" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 19/09/2017 16:36 - Atualizado em 20/09/2017 15:41
ENTITY_quot_ENTITYQueime Depois de LerENTITY_quot_ENTITY
ENTITY_quot_ENTITYQueime Depois de LerENTITY_quot_ENTITY / Divulgação
Comédia é o gênero da vez na tela do Cineclube Goitacá. O longa-metragem “Queime Depois de Ler” (Burn After Reading, 2008), dirigido por Joel Coen e Ethan Coen, será apresentado pela agente cultural Luciana Portinho. A sessão tem início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center — localizado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita.
Na trama, Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA (Central Intelligence Agency — agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos). Ao chegar a uma reunião ultra-secreta, ele descobre que foi demitido. Revoltado, Osbourne resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é, também, seu amante.
Paralelamente, Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja fazer. Ela tem Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, como seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia. Ao perceberem que se trata de material confidencial, eles ligam para Osbourne Cox tentando conseguir dinheiro para evitar que seu conteúdo seja divulgado.
Luciana Portinho apontou “Queime Depois de Ler” como uma de suas comédias preferidas.
— Não é uma comédia aberta, daquelas que a gente costuma ver sempre. É uma comédia muito inteligente e muito bem feita. É cinema “cabeça”. É um filme muito engraçado e inteligente.
Da obra, Luciana destacou roteiro, direção e elenco.
— O roteiro eu acho fantástico. Joel Coen e Ethan Coen estão entre os diretores mais inteligentes e criativos que já vi em termos de roteiro. A direção também é ótima. Já vi outras obras deles e todas que vi são muito boas. Eles são diretores que não se repetem. Sobre os atores, estão todos impecáveis. Os personagens são bem caricatos, mas não grosseiros. É um grande filme.
A apresentadora da noite também destacou que o filme faz várias críticas aos padrões da sociedade norte-americana.
— Há críticas, ainda, em relação às insatisfações pessoais, à futilidade, aos relacionamentos, aos órgãos de espionagem. O filme brinca, debocha. E sobre espionagem, não é uma crítica só à CIA, mas a todos os órgãos.
Luciana ainda comentou:
— Acho este filme muito engraçado e leve. Cinema é isso também. Minha tendência é sempre escolher filmes mais “cabeça”, e “Queime Depois de Ler” é assim, feito com muita inteligência. Vale a pena ver

ÚLTIMAS NOTÍCIAS