Abre nesta segunda exposição sobre museus
18/09/2017 08:52 - Atualizado em 19/09/2017 14:49
O tema da 11ª edição da Primavera dos Museus, que acontece este ano, é um convite à reflexão sobre a construção de trajetórias, processos e resultados da presença e atuação dos museus junto às comunidades. Sede do Museu da Cidade de Macaé, o Solar dos Mellos, guardião da história da cidade, receberá o público para celebrar a nova Primavera desta segunda-feira (18) até quinta (21), inserindo na programação festiva exposição, esquete, palestras e apresentações musicais.
Os museus têm muitas e diferentes memórias, que merecem e necessitam ser reveladas e preservadas. Ao fazer um percurso cronológico, é válido lembrar que no próximo ano se comemora os 200 anos de criação da primeira instituição museal brasileira — o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro. Desde então, milhares de museus foram fundados no Brasil. O Instituto Brasileiro de Museus tem mapeado cerca de 3,7 mil deles e, cada um carrega histórias, contextos, objetivos e memórias. Exatamente por isso, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) escolheu o tema Museus e suas Memórias para comemorar a 11ª Primavera.
Responsável pela organização e divulgação do evento em todos os estados, o Ibram destaca nesta edição a importância de valorizar a memória institucional como elo essencial na ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação — que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais e que tem no museu um importante ponto de conexão. Tendo em vista que esses patrimônios se constituem não apenas de edifícios e acervos, mas também de memórias e histórias, cuja extroversão se dá por meio de exposições e outras interações com o público. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS