Folha Turismo - Parque Nacional de Plitvice
Rildo Ribeiro Júnior 11/09/2017 18:30 - Atualizado em 18/09/2017 15:05
Plitvice, Croácia
Plitvice, Croácia / Divulgação
Localizado na deslumbrante Croácia, esse parque é tema de diversos e-mails de paisagens incríveis no mundo e visitá-lo é obrigatório quando se vai a esse país.
Para visitar o parque, as melhores opções são de carro alugado ou excursão, uma vez que sua localização fica numa cidade muito pequena e que não possui aeroporto, rodoviária e muito menos estação de trem. Porém, ele está a apenas duas horas de carro da capital Zagreb.
Existem três entradas principais para o parque, que possui uma área enorme com águas cristalinas e em tons de azul turquesa. O ideal é começar pela entrada de número um e seguir caminhando até a entrada três. Outra dica muito importante é usar o barco do parque para se locomover entre os pontos principais de visitação, uma vez que as trilhas são muito longas e de difícil acesso, o que deixa sua visita extremamente cansativa. O ponto de maior interesse é a região K, onde estão as quedas mais bonitas e procuradas pelos turistas.
Após visitar essa área existem duas opções de saída: uma na saída dois, onde para sair do parque é necessário pegar outro barco que leva à entrada dois e, de lá, você pega um ônibus do próprio parque que o leva até a saída um novamente.
A área, que fica entre as entradas dois e três, é onde estão os maiores lagos, porém, não possui tantas quedas d’água e, normalmente, quem está visitando o parque já está bem cansado para continuar nesse percurso, o que leva algumas pessoas a fazerem dois dias de visitas no parque.
Plitvice, Croácia
Plitvice, Croácia / Divulgação
No ponto de saída do barco, na área um para a área K, existe um ponto de apoio com lojas de souvenirs, lanchonetes e toaletes. Outra dica muito importante é ir com roupas leves e confortáveis, uma vez que é o dia de bastante esforço para a sua viagem.
Para quem escolhe fazer dois dias de visita ao parque, é bem válido hospedar-se na região ao redor, que possui hotéis de categoria turística, além de diversos “apartaments” para locação, ou para quem decide conhecer em apenas um dia a melhor opção é já seguir viagem e um ponto bastante válido para se hospedar é em Zadar, uma das cidades turísticas mais visitaras da Croácia, conhecida por ter o Órgão do Mar e, no mesmo lugar, um dos pores do sol mais bonitos do mundo.
O parque de fato é um ponto de visitação muito importante do país, porém vale lembrar que é necessário um bom preparo físico para conseguir caminhar os vários quilômetros de subidas e decidas.
  • Plitvice, Croácia

    Plitvice, Croácia

  • Plitvice, Croácia

    Plitvice, Croácia

Não é permitido se banhar nos lagos, até mesmo por uma questão de preservação, mas existem outros parques na Croácia com beleza parecida que permitem essa atividade.
Lembrando que para visitar a Croácia é aconselhável ao menos dez dias de viagem e, para quem não gosta de excursão, fazer um roteiro de carro é a melhor escolha e os melhores meses são entre maio e setembro, onde a temperatura é mais quente e permite ao visitante desfrutar das belas praias do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS