Demissão e desculpas após briga na Câmara
Aldir Sales 11/08/2017 09:57 - Atualizado em 12/08/2017 18:49
Conselho de Ética será reativado
Conselho de Ética será reativado / Antonio Leudo
Após a briga generalizada na Câmara de Campos que rendeu empurra-empurra, vereador pulando o plenário, lágrimas e até sessão do descarrego na última quarta-feira (9), o dia desta quinta (10) foi de demissão e pedidos de desculpas no Legislativo. O presidente da Casa, Marcão Gomes (Rede), exonerou o assessor da vereadora Linda Mara Silva (PTC), Áquila Dias da Silva, apontado como causador do tumulto. Marcelo Perfil (PHS), que subiu à tribuna e usou palavras fortes para reclamar de uma conduta anterior do assessor, usou as redes sociais para pedir desculpas. Esta foi a mesma atitude do líder do Governo, Fred Machado (PPS), que chegou a dizer que resolveria na “mão ou na bala” caso “sentisse que alguém falasse mal”.
Durante a manhã, o vereador Jorginho Virgílio (PRP) encaminhou um ofício a Marcão para que acionasse o Conselho de Ética, para que o que aconteceu fosse apurado. Além de exonerar o assessor de Linda Mara, o presidente da Câmara disse que está reativando o Conselho de Ética e irá baixar um Ato Executivo com normas a serem seguidas por assessores de vereadores. “Todas estas medidas são para promover e manter a ordem no Legislativo. Fatos como os de ontem (quarta-feira) não podem se repetir”, afirmou.
Após o tumulto, Fred usou a tribuna para comentar a situação envolvendo o assessor de Linda Mara, que teria postado nas redes sociais uma foto pessoal da família de um assessor de Marcelo Perfil. “Se eu sentir que alguém falou mal de mim, não vou nem conversar (...) e se não for na mão, vai na bala, no que for”, disse.
O líder do Governo postou no Facebook que falou “no ímpeto da emoção”, que tem “procurado, em todas as minhas falas em plenário, solicitar aos meus pares que sejam mantidos o respeito, a ética, e o bom tom do diálogo, a despeito das divergências político-partidárias” e ainda que “apesar disto, pessoas mal intencionadas vão até o plenário para insultar-nos e provocar-nos com xingamentos e ações, e fazer com que tenhamos reações que todos sabem não ser meu perfil”.
Linda Mara também se manifestou e defendeu seu assessor. “Em nenhum momento houve tentativa de invasão do plenário e muito menos a segurança dos vereadores esteve ameaçada. (...) Por isso, venho prestar total apoio ao meu assessor Áquila Dias, que foi covardemente agredido verbalmente pelo vereador Marcelo Perfil, sem ter o direito de se defender. (...) É bom que o vereador reflita um pouco e se aprofunde mais no íntimo da sua consciência para realmente entender o peso das palavras que ele proferiu”, declarou. 
Marcelo Perfil se retrata nas redes sociais
Durante a sessão da última quarta-feira, o vereador Marcelo Perfil utilizou da palavra para criticar algumas posturas dentro da Câmara. “É preciso tomar cuidado com algumas condutas. Tem um assessor da vereadora Linda Mara que é um moleque. Pegou uma foto da família de um assessor meu, em momento de lazer, e jogou nas redes sociais para falar besteiras”, afirmou irritado.
Neste momento, o assessor citado, que estava na plateia, levantou, cruzou os braços e afrontou Marcelo Perfil. O presidente da Câmara, Marcão Gomes, pediu para que o assessor voltasse para o lugar, o que não aconteceu. Então, Marcão acionou os seguranças. Foi quando toda confusão começou entre assessores e alguns vereadores. Thiago Virgílio (PTC) chegou a pular a bancada do plenário e partiu para o meio da confusão, sendo contido pelo vereador Thiago Ferrugem (PR).
Controlada a situação, Marcão ressaltou que “a presidência dessa Casa não irá permitir em nenhum momento uma afronta a qualquer vereador”. Já o vereador Pastor Vanderly fez uma oração para “amarrar as forças malignas que atuam na Câmara”.
Após a sessão Perfil também usou as redes sociais para se desculpar. “Humildemente venho pedir desculpas a população de Campos pelo episódio ocorrido hoje na Sessão da Câmara. Quem me conhece sabe do meu temperamento e da minha postura, mas infelizmente nem sempre nos calamos diante de algumas injustiças. E a essas atitudes irresponsáveis, toda a minha indignação que aflorou nessa noite. A que ponto chega o Chefe de Gabinete de uma vereadora, financiado por um líder que já demonstrou não ter limites, usar as redes sociais para denegrir a imagem de um de meus assessores, chegando ao limite da irresponsabilidade ao postar fotos pessoais de uma jovem menor de idade em seu momento de lazer trajando roupa de banho. (...) Pacificamente pedimos ao indivíduo que retirasse as fotos, que ignorou, demonstrando sua falta de índole e respeito com as pessoas. Não quero com isso justificar o fato ocorrido, do qual mais uma vez peço desculpas a nossa população”, declarou o vereador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS