A Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), da secretaria de Estado de Ambiente, já publicou a convocação para audiência pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) com relação ao requerimento da licença prévia para implantação do terminal portuário de importação e regaseificação de gás natural liquefeito (GNL). A audiência será no dia 14 de setembro, às 19h, no Grussaí Praia Clube.
A Gás Natural Açu (GNA), subsidiária da Prumo Logística, é a responsável pelo empreendimento. Neste mês, a GNA informou ao mercado a assinatura de contrato com a Siemens para desenvolvimento, implantação e exploração da UTE GNA I, do Terminal de Regaseificação do Açu e outros potenciais projetos no Complexo Industrial do Porto do Açu.
Desde o ano passado o Porto do Açu passou a ter como foco petróleo e derivados, aproveitando a localização estratégica no Norte do Rio de Janeiro, o que facilita a ligação do o empreendimento à malha de transporte e campos produtores. (A.N.)