Atentado terrorista deixa 13 mortos e mais de 100 feridos em Barcelona
17/08/2017 15:27 - Atualizado em 27/08/2017 14:17
Atentado em Barcelona
Atentado em Barcelona / Reprodução
O motorista de uma van atropelou várias pessoas em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas de Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira (17). Segundo o governo da Catalunha, foi um ato terrorista que matou 13 pessoas e deixou mais de 100 feridos de diversas nacionalidades – sendo 15 deles em estado grave.
A agência do Estado Islâmico afirma que o grupo extremista reivindicou a autoria do ataque.
Joaquim Forn, conselheiro do Interior da Catalunha, informou em uma coletiva de imprensa nesta noite que dois suspeitos foram presos. Segundo Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha, nenhum dos dois detidos era o motorista da van.
Trapero detalhou que um deles é espanhol nascido em Melilla, e outro é marroquino. Um foi detido em Ripoll, na província de Girona, e outro em Alcanar, em Tarragona. "Foi um atentado terrorista com o objetivo de matar o máximo de pessoas possível", afirmou Trapero.
A polícia investiga a relação do atentado em Barcelona com uma explosão ocorrida na noite anterior em Alcanar, onde um dos suspeitos foi preso.
Segundo as autoridades, ainda não está confirmado o envolvimento no atentado de um homem morto em uma troca de tiros com a polícia depois do atropelamento na Rambla.
Segundo o jornal "El País", o motorista da van fugiu caminhando, e o veículo usado no ataque foi alugado por um homem chamado Driss Oukabir, em Santa Perpetua de la Mogada, município perto de Barcelona.
A imprensa chegou a afirmar que ele seria o autor do ataque que foi preso, divulgando sua imagem. No entanto, o jornal "La Vanguardia" publicou que Driss Oukabir foi a uma delegacia de Girona, a cerca de 100 km de Barcelona, e afirmou que seu documento havia sido roubado e que no momento do ataque ele estava em Ripoll, uma das cidades desta província.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS