As fortes rajadas de vento atingiram o município de Campos na tarde desta quinta-feira, causando transtornos. Desde a noite da última quarta-feira, por volta das 22h30, a mudança climática foi sentida em diversas regiões e alguns municípios se colocaram em estado de alerta devido à ventania. Em Campos, três árvores tombaram, sendo duas no Jardim Carioca e uma no Parque Rosário. A Defesa Civil Municipal informou que as rajadas de vento chegaram a atingir velocidade que varia de 55 km a 60 km/h. A previsão para esta sexta é de chuva e ressaca para o litoral do Estado do Rio.
No Jardim Carioca, as duas árvores caíram na avenida Francisco Lamego durante na parte da tarde. A árvore caiu no meio da via e galhos atingiram um veículo que passava pelo local. O trânsito ficou interrompido e teve que seguir em meia-pista. O fato foi presenciado pela dona de casa Dilma Pereira da Conceição.
— Foi muita sorte do casal que estava passando pela avenida de carro quando a árvore caiu. Somente os galhos atingiram o veículo. As árvores que ficam nesse trecho estão podres e com o vento forte elas não resistem — informou Dilma.
No Parque Rosário, outra caiu sobre o muro da Escola Estadual Sílvio Bastos Tavares. A diretora, Maria Terezinha Correa do Nascimento, informou que a árvore da espécie tamarindo existe na escola há mais de 50 anos e ao cair não feriu ninguém.
— A árvore tombou para o lado do muro que permaneceu intacto. Graças a Deus não caiu para o lado do prédio, porque, se isso acontece, poderia ferir algum aluno. Logo a Defesa Civil veio e fez o trabalho de corte e recolhimento dos galhos e do tronco — disse a diretora.
De acordo com a Prefeitura de Campos, o setor de Arborização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a Defesa Civil já executaram os trabalhos nos locais e o material será recolhido pela concessionária de limpeza.
Árvores tombaram na Francisco Lamego
Árvores tombaram na Francisco Lamego
Árvores tombaram na Francisco Lamego
Árvores tombaram na Francisco Lamego
Ventos derrubam árvore na avenida Francisco Lamego
Ventos derrubam árvore na avenida Francisco Lamego
Ventos derrubam árvore na avenida Francisco Lamego
Ventos derrubam árvore na avenida Francisco Lamego
Chuva -Segundo o Cpetec, o cenário do município de Campos na próxima sexta-feira deve ser de muitas nuvens com chuvas periódicas, podendo ter temperatura máxima de 23º e mínima de 18º. O sol deve voltar a aparecer em curtos períodos no sábado, quando haverá variação de nebulosidade.
SJB - Em São João da Barra, como divulgado no blog do Arnaldo Neto, hospedado na Folha 1, a previsão é mar agitado a partir desta quinta-feira. As ondas devem ser de até três metros e há risco de ressaca até domingo (3), em razão da frente fria que chegou à região, acompanhada de chuvas isoladas e ventos fortes com rajadas de até 60 km/hora.
Macaé - Em Macaé, a secretaria municipal adjunta de Defesa Civil está em estado de atenção devido aos ventos fortes previstos para a região. A previsão é que a ventania no município chegue a 70 km/h. A previsão é de que os ventos diminuam de intensidade no início da tarde de sexta. No entanto, no período da tarde, há previsão de ressaca para o litoral do município, com ondas que podem chegar de 2,5 a 3 metros e devem permanecer até segunda-feira (4). Por esse motivo, pescadores e banhistas devem redobrar a atenção e evitar o mar nesse período.
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando a orla do município de Macaé, principalmente áreas mais sensíveis, como o bairro Fronteira. No caso de emergência, em qualquer situação, a Defesa Civil poderá ser acionada por 24h. Os contatos são: 199/ (22) 2759-2670 ou (22) 2793-3846.