Paula Vigneron
22/08/2017 14:54 - Atualizado em 23/08/2017 13:28
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) está sendo palco, nesta terça-feira (22), da sexta edição da Gincana Científico-Tecnológica da secretaria municipal de Educação. Cerca de 150 alunos de três unidades escolares participaram das atividades, que incluíram exposição de painéis e apresentações artísticas. O evento é uma preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em outubro e terá como tema "A matemática está em tudo".
No período da manhã, durante a gincana, os estudantes, com faixa etária entre 11 e 15 anos, das escolas municipais Elói Ornelas, Cláudio Almeida e Olga Linhares realizaram apresentação de experimentos desenvolvidos e analisaram pesquisadores conhecidos mundialmente, envolvendo a temática “A matemática está em tudo”. À tarde, os grupos apresentaram músicas compostas sobre o assunto, em um desfile com instrumentos criados com materiais reaproveitáveis. O objetivo do evento é incentivar produções científicas entre os alunos.
Gincana Científico-Tecnológica na Uenf
Gincana Científico-Tecnológica na Uenf
Gincana Científico-Tecnológica na Uenf
Gincana Científico-Tecnológica na Uenf
— Esta é a primeira vez que a gincana acontece aqui, na Uenf. Ela ocorria na antiga AABB, só que não está podendo acontecer lá. Então, tivemos esse espaço cedido porque temos, periodicamente, uma visita à Uenf. Por semana, duas escolas do município vêm visitar o espaço, conhecer os pesquisadores e o que é feito. Temos um trabalho de intercâmbio entre a Uenf e a secretaria de Educação — informou Eduardo Pinheiro, um dos coordenadores de ciências da secretaria.
Ciência e Tecnologia em foco — Segundo Carla Sales, também coordenadora de ciências da secretaria de Educação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece, no estado do Rio de Janeiro, em duas categorias: a primeira é “De portas abertas”, em que universidades abrem espaço para difusão de trabalhos científicos e tecnológicos; a segunda é “Ação integrada”, em que diversas instituições, inclusive empresas e escolas de rede pública e privada, se reúnem em um local para, também, difundir ciência e tecnologia.
— Isso é trazer ciência e tecnologia para a vivência das pessoas, para que elas possam enxergar, no seu cotidiano, que ambas fazem parte. Acreditamos muito na união do tripé ciência, tecnologia e inovação do ensino. Quando reunimos os três, temos grandes talentos despertados e transformações. Nosso objetivo é transformar os nossos alunos. E isso é proporcionado nesse evento — analisou Carla.