O II Campeonato Estudantil de Xadrez Rápido acontece no próximo sábado (19), a partir das 9h, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), reunindo 150 alunos, entre 9 a 17 anos, das escolas municipais, estaduais e particulares. Participam da competição a Escola Municipal Rotary I, Escola Municipal Sagrada Família, Escola Municipal Prof. Walter Siqueira, IFF Fluminense, Centro de Estudos PH, Colégio Pitágoras, Criarte, Colégio Riachuelo, Colégio Pró-Uni, Colégio Adventista, Externato Brasil e Colégio Regina. Todos os participantes receberão medalhas e os três primeiros colocados, em cada categoria, vão ganhar troféu.
O evento é uma realização da Academia de Xadrez de Campos e tem o apoio da FME. Segundo o presidente da Academia e árbitro auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Fábio Fernandes, o esporte trabalha raciocínio lógico e disciplina do competidor.
— O xadrez exige muita concentração, disciplina e ainda ajuda a desenvolver a inteligência cognitiva, fatores que podem auxiliar os jovens na sala de aula — disse.
O líder do ranking campista e atual hexacampeão regional Alexandre Magno dos Reis, confirmou presença e fará uma partida simultânea. Alexandre é professor de Xadrez da FME, onde ensina essa arte milenar a aproximadamente 100 alunos.
— Estou muito satisfeito com a quantidade de inscritos na competição. Isso mostra que esta atividade esportiva vem despertando o interesse dos jovens, tanto que durante as inscrições para os Jogos Estudantis de Campos (JECs) foi a modalidade esportiva individual que registrou o maior número de inscritos — destacou Raphael Thuin, presidente da Fundação.
A subsecretária de Educação, Cultura e Esportes do Município, Joana Campinho, destaca a importância de apoiar a realização do II Campeonato de Xadrez.
— Segundo especialistas, a prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Além de diversão, a atividade estimula o raciocínio lógico, o bom comportamento, a frequência e o rendimento escolar dos alunos, que vão poder mostrar seus conhecimentos no torneio — enfatizou.
Fábio Fernandes destacou que desde a criação da Academia, há três anos, cerca de 2,5 mil pessoas, a maioria criança de Campos e Região Norte Fluminense, foram atendidas.
— Nosso objetivo é popularizar a prática desse esporte e também apontar campeões municipais de xadrez rápido nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, cadete e juvenil — concluiu.