Foi inaugurada, na tarde desta sexta-feira (18), em Campos, a 27ª Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). A delegacia era uma reivindicação de mais de 15 anos das entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Carjopa, Sindicato dos Contabilistas e Firjan, entre outras.
O presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (CDL), Marcelo Mérida, disse que essa é uma expressiva conquista da classe produtiva, principalmente do comércio. O presidente da Carjopa, João Waked, também definiu a instalação da delegacia como um divisor de águas em se tratando de resolutividade e desburocratização.
Estiveram na cerimônia o prefeito de Campos, Rafael Diniz, o presidente da Jucerja, Luiz Veloso, o delegado da Receita Federal Queops Monteiro da Silva, além de secretários municipais e vereadores. O presidente da CDL Campos, Joilson Barcelos foi representado pelo diretor da entidade Ivanildo Cordeiro.
A delegacia da Junta vai funcionar, durante horário comercial, em duas salas no térreo da secretaria municipal de Fazenda, que fica localizada na rua Treze de Maio. “Essa conquista contabiliza mais de 15 anos de reivindicação das classes empresarial e contábil do município. Só podemos esperar benefícios, tanto para o município quanto para o estado, que incentiva a desburocratização e a descentralização”, afirmou o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso.
Até então, os empresários e contabilistas tinham que se deslocar para o Rio de Janeiro pare resolver demandas. A expectativa é que, a partir da instalação da delegacia, o processo de abertura ou legalização de empresas leve até 48 horas – antes o prazo poderia se estender por até 15 dias devido aos processos necessitarem, obrigatoriamente, serem encaminhados para a sede da Junta na capital.
Consulta antecipada - Juntamente com a Jucerja, está sendo instalado o Sistema de Registro Integrado (Regin), que é um conjunto de procedimentos para proporcionar ao empresário, consulta antecipada a instituições para verificar a viabilidade da implantação da sua empresa. Isso possibilita a liberação do alvará em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros órgãos. (A.N.)