Ompetro: reunião fica sem quórum
- Atualizado em 17/08/2017 21:04
Prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) estiveram nesta quinta-feira na Prefeitura de Campos para reunião, que acabou não ocorrendo por falta de quórum. Apenas os prefeitos de Campos, Rafael Diniz, São João da Barra, Carla Machado e Quissamã, Fátima Pacheco abriram espaço na agenda administrativa para participar da reunião. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, presidente da Ompetro, não compareceu. A entidade estava sendo representada pelo diretor financeiro, Sérgio, secretário de Desenvolvimento de Macaé, Sérgio Augusto Gomes Coelho e o secretário da Ompetro, Marcelo Neves.
Inicialmente, estaria na pauta a eleição da mesa diretora da Organização, além de pautas importantes para a região produtora da Bacia de Campos, que hoje passa por declínio de produção e, consequentemente, queda na arrecadação de royalties e Participação Especial. Sobre a eleição, foi cogitado que o prefeito de Campos, Rafael Diniz, encabeçaria a chapa com Fátima Pacheco, na vice. Nenhuma outra data foi marcada.
No último dia 4, os prefeitos petrorrentistas estiveram reunidos o gabinete do prefeito Rafael Diniz, por mais de três horas. Um dos pontos mais polêmicos da pauta se tratava da proposta do presidente da organização, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, que propunha redução da taxa de royalties de 10% para 5% nos campos maduros da Bacia de Campos. Uma espécie de compensação, menos dinheiro por mais investimentos, campanha que já está pelas ruas do município de Macaé. Por outro lado, nem todos os prefeitos concordam em perder recursos em tempo de crise nas finanças dos municípios.
Na ocasião, ficou decidido que a questão seria debatida e se aguardaria parecer técnicos e dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS