Desfile sustentável
Jhonattan Reis 11/08/2017 19:13 - Atualizado em 15/08/2017 15:04
Desfile na Cândido Mendes
Desfile na Cândido Mendes / Rodrigo Silveira
“Moda e sustentabilidade” foi tema do evento de formatura de alunos do curso técnico em Produção de Moda da Universidade Candido Mendes (Ucam), na quarta-feira (9), na sede da instituição, em Campos. De acordo com a coordenadora do curso técnico e professora da Ucam, a produtora de moda Glayce Mendes Carneiro, o evento, intitulado “Boomberang Fashion Show”, começou às 20h e contou com as presenças dos estudantes e do público em geral. Ela explicou que os alunos tiveram quatro meses para criar looks sobre o tema.
— Em cima de “Moda e sustentabilidade”, cada aluno fez seu subtema. Depois, eles fizeram pesquisas para saberem os tipos de materiais que poderiam usar e que dariam um bom efeito nas roupas. Nesses desfiles de quarta, então, todos os looks apresentados foram feitos com materiais reciclados. Telas de sofás, jornais, tampas de garrafas, garrafas pet, roupas dispensadas de brechós, CDs, disquetes e tecidos foram os principais materiais reutilizados — disse Glayce, que falou sobre o motivo do título “Boomerang Fasion Show”.
  • Desfile na Cândido Mendes

    Desfile na Cândido Mendes

  • Desfile na Cândido Mendes

    Desfile na Cândido Mendes

  • Desfile na Cândido Mendes

    Desfile na Cândido Mendes

  • Desfile na Cândido Mendes

    Desfile na Cândido Mendes

  • Desfile na Cândido Mendes

    Desfile na Cândido Mendes

— Esse título veio do conceito de que tudo o que vai volta, como um boomerang. Então, o material pode ter sido descartado, jogado no lixo, mas ele, com certeza, pode voltar, pode ser reutilizado.
Os jornais utilizados nos looks foram da Folha da Manhã, segundo Glayce.
— Os vestidos ficaram ótimos. Os alunos montaram looks para ilustrar o evento com esses jornais da Folha da Manhã reutilizados, que, foram, inclusive, doados pelo jornal. Foi uma ótima parceria.
A coordenadora do curso contou sobre o surgimento da ideia do tema.
— Partiu da preocupação com o que está acontecendo no mundo, com o meio ambiente. Nós podemos nos vestir bem, mas, mesmo assim, podemos estar preocupados com o que está acontecendo no planeta e contribuir para que isso melhore. E tudo no evento girou em torno disso. O coquetel que aconteceu, por exemplo, foi feito somente com alimentos orgânicos. O ambiente de entrada foi todo feito com pallets e caixotes, todos criados pelos próprios alunos.
O “Boomberang Fashion Show” começou com uma introdução sobre o tema “Meio ambiente”.
— Foi falado sobre materiais, sustentabilidade, reciclagem e, depois, cada aluno relatou sua própria coleção de moda.
Glayce Mendes Carneiro relatou, ainda, sobre a relevância do tema.
— É importante a gente pensar sempre no meio ambiente. É ótimo ver, inclusive, que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a conscientização em relação a isso. Na arte do evento havia folhas verdes, e isso porque o verde das folhas remete à nossa preocupação com o meio ambiente. Também há flamingos, que tem o significado de passar das trevas para a luz. E a luz seria a sustentabilidade. Se não aderirmos às práticas sustentáveis o que será de nós e do nosso planeta? Precisamos pensar nisso — concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS