Principalmente depois da divulgação do preço atraente, muitos consumidores aguardaram o lançamento do Renault Kwid para ver se o modelo atende às suas demandas, já que nem todos se arriscam a comprar um carro no escuro. Muitos agora vão até a uma concessionária ver o carro de perto. E se não gostarem? Calma, ainda existem modelos importantes a ser lançados em 2017 e no começo de 2018. Fazendo uma rápida recapitulação do que já foi lançado neste ano, temos o Fiat Argo,Volkswagen up! reestilizado, Renault Captur, Toyota Corolla repaginado, Nissan Frontier, segunda geração do Peugeot 3008, Ford EcoSport reestilizado...
O próximo lançamento de peso será o do Volkswagen Polo, em outubro ou novembro. Já lançado na Europa, suas linhas não são segredo. Especula-se que o hatch premium tenha preço inicial na faixa dos R$ 50 mil. Os motores disponíveis seriam 1.0 e 1.6 aspirados e um 1.0 turbo. E começaram a circular nas redes sociais esta semana fotos do que seria o Volkswagen Virtus, o sedã do Polo. O modelo virá somente em 2018 e terá diferenças em relação ao hatch, como para-choques e até a distância entre-eixos. Mas, se as imagens que circularam estão corretas, o interior do Virtus será o mesmo do Polo, com direito a opção do painel de instrumentos digital. Os motores devem ser o 1.6 aspirado e o 1.0 turbo.
Falando em sedã, o Argo também ganhará uma carroceria de três volumes correspondente, com chances de chegar ainda em 2017. O modelo será fabricado na Argentina e também terá entre-eixos maior que o hatch. A frente do sedã deverá ser diferente do hatch e o modelo terá nome próprio. O veículo não vai oferecer opção de motor 1.0, mas o 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ.
Compactos - A nova geração do Volkswagen Gol, que será construída sobre a plataforma MQB A0, também será lançada em meados de 2018. Outro compacto que vai mudar é o Ford Ka, incluindo o sedã Ka+, que ganha reestilização concentrada na dianteira. Antes dele, a Ford dá sobrevida ao Fiesta, que ganha mudanças bem mais discretas que o modelo recebeu na Europa.
SUVs Claro que tem ainda há muito o que esperar também no segmento dos SUVs. O Chevrolet Equinox foi confirmado para o último trimestre e se posiciona entre o Tracker e o Trailblazer. O modelo será importado do México apenas na versão topo de linha Premier, recheada de equipamentos, incluindo assistentes semiautônomos. O motor 2.0 turbo de 262cv de potência e 37kgfm de torque, tem foco no desempenho. Mas o interior prima pelo conforto, com bancos com ajustes elétricos e teto solar panorâmico. Já o Citroën C4 Cactus será fabricado no Brasil, possivelmente com motores 1.6 flex e 1.6 turbo. No mercado brasileiro o modelo perde os airbumps e será lançado entre o final deste ano e começo de 2018.
Outro utilitário-esportivo que pode chegar ainda em 2017 é o Renault Koleos, importado na Coreia do Sul. Repleto de vincos e com caixas de roda volumosas, o SUV médio esbanja estilo. O motor 2.5 tem 182cv de potência e 23,7kgfm de torque. O Koleos será o topo da gama de SUVs da Renault no Brasil. A Honda também lança a quinta geração do CR-V neste ano, ligeiramente maior e mais espaçosa. Importado do México, a versão que será trazida para o Brasil deve ter sob o capô o motor 1.5 turbo com injeção direta. Também via México, a Volkswagen lança no primeiro trimestre de 2018 o Tiguan AllSpace, com carroceria de sete lugares. (A.N.)