Jéssica Felipe
25/07/2017 16:20 - Atualizado em 26/07/2017 14:19
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atende Campos e região recebeu, na manhã desta terça-feira (25), 18 dos 24 policiais que atuarão no reforço das BRs 101 e 356, neste mês de julho. A medida faz parte de uma ação para minimizar o índice de roubo de cargas.
O chefe de policiamento Darlan Gomes, informou que todo o trecho de atuação da PRF será reforçado, da divisa do Espírito Santo a São João da Barra. A equipe que está sendo recebida entrará em exercício no próximo dia 28. Alguns dos policiais vieram dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte.
— Eles estão vindo especialmente para combater o roubo de cargas, mas atuarão também nos casos de tráfico e roubo à veículos, que aumentaram bastante na nossa região — informou Darlan. De acordo com a PRF, só no estado do Rio, acontecem 27 roubos de cargas por dia, número que vem crescendo desde 2013.
Com base em dados levantados pela Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), as cargas mais visadas pelos bandidos são: produtos alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, produtos farmacêuticos, produtos químicos, têxteis, autopeças, combustíveis e bebidas.
Entre as principais dicas da Polícia Militar, para evitar o roubo de cargas, estão:
1. Não dar carona;
2. Não reagir a roubos à mão armada;
3. Não deixar seu veículo sem vigilância, ainda que por poucos instantes, quando se ausentar para tomar banho ou alimentar-se;
4. Não revele a estranhos a natureza de sua carga, seu trajeto a percorrer e seu destino;
5. Não estacione no acostamento para dormir – procure um posto de serviço;